Campanha de vacinação antirrábica animal acontece neste sábado

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 15/10/2021 19h24 - Atualizado em 15/10/2021 19h28

Campanha de vacinação antirrábica animal acontece neste sábado Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

Acontece neste sábado (16), a sexta etapa da campanha de vacinação antirrábica animal da cidade. A aplicação será realizada em cinco bairros da cidade, em locais fixos e postos volantes. Até o momento foram vacinados 16.382 cães e 4.923 gatos, totalizando 21.305 animais imunizados contra raiva neste ano. A campanha é realizada por meio da coordenadoria de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância e Saúde. 

A Coordenadora de Vigilância Ambiental do Departamento de Vigilância e Saúde destaca que, para a vacinação, os cães e gatos devem ter a partir de quatro meses de idade. Animais conduzidos por crianças, debilitados, com diarreia ou vômito não serão vacinados. A responsabilidade de deslocamento do animal é do tutor. É obrigatório o transporte de gatos em bolsas pet ou caixas. Os cães devem estar com coleira e guia, e os animais bravos usando também focinheira. 

Continua depois da publicidade:
Concer 3-2024

Além disso, a coordenadora orienta que responsáveis ou tutores com mais de cinco animais na mesma residência com dificuldade de mobilidade, compareçam ao ponto de vacinação com antecedência para que seja avaliada a possibilidade da vacinação dos animais em domicílio. "É necessária a apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência. A vacinação em domicílio é feita até às 14h, por isso é necessário que as pessoas compareçam com antecedência", ressalta a Coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Alessandra Cardoso. 

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, ressalta que as orientações devem ser seguidas antes e durante a vacinação: "Apesar de ser uma doença infecciosa viral aguda, tem como mantê-la controlada. Mesmo assim é uma doença muito grave e causa grande preocupação, já que acomete mamíferos e pode ser transmitida para humanos. Por tanto é importante vacinar seu pet anualmente." 

A campanha será finalizada em dezembro, atendendo os moradores da Estrada da Saudade, Cascatinha, Itamarati, Alto da Serra, Morin e Caxambu. 

A primeira etapa da campanha foi realizada na região da Posse, Brejal, Córrego Grande, Taquaril, Pedro do Rio, Vila Rica e Secretário. A segunda fase ocorreu nos bairros do Independência, Bingen e Quitandinha. No vale das Videiras ocorreu a terceira etapa. A quarta edição aconteceu em Araras, Itaipava e no Vale do Carangola. Já a quinta etapa aconteceu em Nogueira, Corrêas, Samambaia, Jardim Salvador, Retiro, Carangola, Centro e Bingen. 

Confira os locais e horários de vacinação antirrábica animal deste sábado:

- E.M. Jamil Sabrá / Coronel Veiga - 9h às 17h

- Colégio Estadual Princesa Isabel / Quitandinha     - 9h às 17h

- Associação de Moradores Santíssima Trindade - Chapa IV / Valparaíso  - 9h às 15h30

- Praça Getúlio Vargas / Quitandinha - 15h45 às 17h

- Assoc. Oswaldo Cruz - Valparaíso - 9h às 17h

- E. E. Santa Catarina / Centro - 9h às 17h

- E. M. Rubem Bontempo / Vila Felipe - 9h às 17h

- E. M. Ana Mohamed /  Sargento Boening - 9h às 17h

- Praça Pasteur / Castelânea - 9h às 17h

- PSF Siméria / Alto Siméria - 9h às 17h

- E.M Papa João Paulo II /  São Sebastião - 9h às 17h

- Capitão Paladine - 13h30 às 14h30

- E.M. Geraldo Ventura / Meio da Serra - 9h às 14h

- Açude ( Meio da Serra) -  14h30 às 17h

- Garagem da Cleusa / Lopes Trovão - 9h30 às 10h30

- Pontilhão / Meio da Serra - 10h30 às 11h30

- Caminho do Ouro - 11h40 às 12h40

- E.M. Pedro Amado / Meio da Serra  - 9h às 17h



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024