Centro Universitário estimula alimentação saudável em Cantina-Escola

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 23/05/2022 18h33

Centro Universitário estimula alimentação saudável em Cantina-Escola Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

Com o agravo na prevalência de doenças crônicas não transmissíveis na população brasileira e a alta demanda de pacientes apresentando questões nutricionais, os profissionais da área da saúde têm estimulado cada vez mais a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis. Inserido nesse cenário de formação, nas áreas da saúde e gestão, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE) inaugurou, na última semana, a Cantina-Escola Sabor & Saber, no campus acadêmico.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

“Nossa proposta é extremamente inovadora dentro de um curso de Nutrição, pois visa uma mudança de cultura, com um novo conceito focado em qualidade de vida, sendo também um espaço pedagógico para o desenvolvimento de projetos e atividades de educação em saúde. Assim, a Cantina Escola Sabor & Saber representa um espaço saudável, tendo também enfoque no aprendizado, aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades dos estudantes. A ideia é impactar positivamente as pessoas que possam frequentá-lo, despertando a visão de que a alimentação saudável pode gerar prazer e bem-estar. Muitos ainda acreditam que as refeições saudáveis são sempre sem gosto e nada atrativas. A nossa intenção com esse projeto é quebrar esse mito, trazendo propostas com o conceito de sabor e ao mesmo tempo com qualidade nutricional, tendo a participação dos alunos em todos os processos”, explica Jamile Nogueira, coordenadora do curso de Nutrição da UNIFASE.

Para atrair o público, um cardápio diferenciado é oferecido, envolvendo sempre alimentos in natura ou minimamente processados, considerando as restrições alimentares e as necessidades individuais de cada cliente. A produção e a comercialização dos alimentos oferecidos na Cantina-Escola são sinônimos de qualidade do ponto de vista nutricional e da segurança alimentar.

“O cardápio foi elaborado pensando em todos os públicos, inclusive em quem tem alergias ou intolerâncias. Para além da comercialização de alimentos, a Cantina-Escola compreende também um espaço contínuo de aprendizado. A ideia é a de explicar ao público um pouco mais sobre o alimento que está sendo comercializado, com a identificação em plaquinhas, dando orientações sobre alimentação saudável. É um trabalho de educação em saúde, de fato. As pessoas que forem se alimentar terão acesso às informações sobre a composição dos alimentos, dicas de como podem fazer substituições no dia a dia em suas refeições, tudo para que a alimentação saudável possa se tornar uma prática diária, não apenas dentro do campus acadêmico”, frisa Caroline Geoffroy, nutricionista responsável pela Cantina-Escola da UNIFASE.

Os alunos dos cursos de Nutrição e Administração encontram na Cantina-Escola mais um espaço para o estágio acadêmico, onde participam de todas as etapas de gerenciamento e produção, que fazem parte do dia a dia de um negócio.

“A Empresa Jr atuará no espaço como consultoria na gestão, com a elaboração de relatórios gerenciais que darão suporte às decisões estratégicas do novo empreendimento. O estágio, pela prática a que se propõe, será sempre um ambiente de troca. Estando no campus acadêmico traz algumas facilidades, como a agilidade na comunicação entre o aluno e o professor, acompanhar a organização in loco e, principalmente, a troca de experiências entre os próprios alunos que são os verdadeiros ‘donos’ desse inovador projeto da nossa UNIFASE”, destaca Humberto Medrado, professor e coordenador da Empresa Junior de Administração da UNIFASE.

Na área de Nutrição, os alunos também poderão trabalhar a questão de desenvolvimento de produtos, empreendedorismo e marketing. Uma boa oportunidade para aqueles que têm o interesse em empreender, visto que terão a oportunidade de comercializar o que produzem, podendo vivenciar a experiência de estágio na área de produção (controle de qualidade); entre outras. A Cantina-Escola é um espaço aberto ao público em geral.

“Eu participei do concurso para a criação do nome do espaço, dando a sugestão vencedora Sabor & Saber. Essa proposta é muito interessante, pois na hora do lanche todos os alunos precisam encontrar um local para se alimentarem e com essa vertente da alimentação saudável, é melhor ainda. Estamos em uma instituição que preza pela promoção e prevenção em saúde, então essa ideia da Cantina-Escola só reforça esse compromisso de disseminar a educação através dos hábitos alimentares saudáveis também no nosso campus”, comenta Nathália Carvalho, aluna do 6º período de Enfermagem da UNIFASE que participou do concurso aberto para toda comunidade acadêmica para a criação do nome.

Assim, o projeto, em fase de implementação, se coloca como uma ação inovadora, com foco na saúde dos que ali frequentarem, mas também como uma proposta pedagógica de desenvolvimento de diversas habilidades, ações de educação em saúde e desenvolvimento de espírito empreendedor. É oportunizar ao aluno uma vivência prática e real, preparando-o ainda mais para o mercado de trabalho.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024