Curso de Gestantes no Ambulatório Escola esclarece dúvidas e ensina os primeiros cuidados com o bebê

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 25/06/2022 10h26

Curso de Gestantes no Ambulatório Escola esclarece dúvidas e ensina os primeiros cuidados com o bebê Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

Um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher é o período da gestação. No entanto, este também é um dos maiores desafios vividos pelas gestantes que não têm experiência com bebês. Neste contexto, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), através do seu Ambulatório Escola, criou um curso específico para atender às demandas das gestantes e de seus acompanhantes. Desde 2006, mais de cem mulheres já fizeram o curso.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

“Essa formação tem a proposta de orientar as futuras mães e seus acompanhantes quanto aos cuidados com o recém-nascido, parto, amamentação, sinais de alerta com o bebê (incluindo a manobra de desengasgo), com encontros descontraídos e dinâmicos. Utilizamos manequins, vídeos e brincadeiras, tudo para que os temas sejam transmitidos de forma fácil e útil. Além disso, o Ambulatório Escola é um cenário de estágio supervisionado para os alunos de graduação. Neste curso, os acadêmicos de enfermagem e os residentes de enfermagem obstétrica têm a oportunidade de realizar atividades de educação em saúde”, destaca a enfermeira Aline Furtado, responsável pelo Curso de Gestantes da UNIFASE.

Atualmente, em média, seis gestantes participam do curso. Antes da pandemia, a turma era formada por 12 participantes. O curso é gratuito, realizado sempre às terças-feiras, às 14h, no Ambulatório Escola, no prédio AMBE II, 2º andar, sala 201.

“O curso conta com cinco encontros, que têm duração média de 40 minutos cada. No primeiro dia, abordamos os cuidados higiênicos com o recém-nascido (incluindo curativo do coto umbilical), no segundo focamos na amamentação e a sua importância na saúde da criança, no terceiro esclarecemos as dúvidas sobre o parto, no quarto são frisados os sinais de alerta com o bebê, o que fazer em caso de febre, diarreia, cólica, manobra de desengasgo, e no quinto realizamos uma visita na maternidade do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, para que as mulheres possam conhecer o espaço e tirar as dúvidas sobre o momento de internação, parto e pós-parto”, esclarece Aline Furtado.

Além de toda a parte de formação, o Curso de Gestantes da UNIFASE presenteia todas as gestantes, que completam os cinco encontros, com uma bolsa com itens para compor o enxoval do bebê, com roupinhas, toalha de banho, cobertor, fralda, entre outros. As mães também participam de atividades lúdicas durante o curso.

“A arte gestacional é uma atividade muito interessante que ocorre no curso, com o intuito de promover o vínculo entre o binômio mãe/bebê. Essa também é uma forma de acolhimento do serviço de saúde com a mulher e a família. Nesse dia, mediante a autorização da mulher, é registrado por meio de fotografia esse momento que é muito bonito”, finaliza a enfermeira. 

Quem já fez o curso indica a formação para todas as mulheres que também querem aprender sobre os cuidados específicos com os recém-nascidos, além de informações importantes sobre a hora do parto e o puerpério.

“Foi uma experiência incrível participar desse curso, pois a maternidade traz muitas inseguranças. Aprendi métodos corretos e seguros para aplicar desde o primeiro dia do nascimento do bebê, até o término da amamentação exclusiva. Meu primeiro filho Davi, nasceu no dia que completei 38 semanas, minha bolsa rompeu às 23h. Fiquei aguardando para ir para maternidade e, nesse meio tempo, fiz os exercícios ensinados no curso para ajudar na dilatação e em todo o trabalho de parto. Eu quis ser a protagonista do meu próprio parto e, algumas horas depois, dei à luz de forma totalmente humanizada, acompanhada por uma equipe exemplar. Atualmente, estou na reta final da minha segunda gestação e retornei para dar continuidade ao curso, mesmo com toda experiência adquirida na minha primeira gestação, retornar ao curso foi fundamental, pois aprendi muito mais e tenho me empenhado para colocar em prática com o meu segundo filho Isaque, que também pretendo ter um parto totalmente humanizado. Sou grata à equipe do Ambulatório Escola que me acolhe nesta jornada e pelo privilégio de ser aluna pela segunda vez desse curso”, relata Jéssica Maximiano, 31 anos, auxiliar de operações.

As gestantes que desejam participar do curso devem comparecer ao Ambulatório Escola da UNIFASE, em Cascatinha. Totalmente gratuito, o curso tem aulas toda terça-feira, às 14h, no prédio AMBE II, 2º andar, sala 201. Em caso de dúvidas, as mulheres podem ligar e buscar outras informações pelo telefone: (24) 2235-2224.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024