Dengue: fique atento aos sintomas e veja como se prevenir 

País registra alta de casos da doença

Por Ana Luiza Garcia, Agenda News

Publicado em 18/05/2022 13h01 - Atualizado em 18/05/2022 13h02

Dengue: fique atento aos sintomas e veja como se prevenir  EBC
  Compartilhar

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado no início desta semana, traz um alerta sobre o aumento no número de casos de dengue no Brasil.  Do final do mês de abril até o dia 7 de maio, os registros prováveis saltaram de 542 mil para 757.068 mil. Em comparação com o mesmo período do ano de 2021, houve um aumento de 151,4%, o que gera preocupação.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Ainda de acordo com o boletim, a Região Centro-Oeste do país apresentou a maior taxa de incidência da doença, com 1.171 casos a cada mil habitantes. Em seguida, as Regiões Sul (635,6 casos/100 mil hab.), Sudeste (277,7 casos/100 mil hab.), Norte (176,1 casos/100 mil hab.) e Nordeste (149,1 casos/100mil hab.).

Atenção aos sintomas da Dengue

Causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti, a dengue é uma doença infecciosa que merece atenção, pois o seu quadro grave pode levar à morte. De acordo com o Ministério da Saúde, a primeira manifestação da doença costuma ser a febre alta (39° a 40°C), podendo durar de dois a sete dias. Simultanamente, outros sintomas como dor de cabeça, dores no corpo e articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele podem surgir. A forma grave inclui, por exemplo, vômitos persistentes e dor abdominal intensa e contínua. 

Em caso de sintomas, é de grande importância buscar orientação médica para que seja feito o diagnóstico e tratamento adequados.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a dengue é evitando o acúmulo de água parada, onde ocorre a proliferação do mosquito Aedes Aegypti. Dessa forma, é fundamental eliminar água armazenada de locais que podem se tornar possíveis criadouros, a exemplo de vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas e piscinas sem uso e sem manutenção.

Além dessas medidas, o uso de repelentes e inseticidas, segundo o Ministério da Saúde, são importantes. Neste caso, torna-se indispensável a leitura das instruções presentes no rótulo.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.