Dia do Professor: educadora se reinventa para lecionar utilizando fantasias para estimular os alunos

Por Gabriel Simões, com supervisão de Janaina do Carmo, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 15/10/2021 15h25 - Atualizado em 15/10/2021 15h30

Dia do Professor: educadora se reinventa para lecionar utilizando fantasias para estimular os alunos Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Com fantasias e acessórios inspirados em apresentadores de programas infantis e nos Youtubers, a professora Shirlei Nienis de Lima, da Escola Municipalizada Moysés Furtado Bravo, no distrito da Posse, inovou na hora de dar aulas online para seus alunos do 4º período do Ensino Infantil e 2º ano do Fundamental. Em meio ao isolamento social provocado pela pandemia da covid-19, a professora tinha uma preocupação: como manter os estudantes interessados nas aulas remotas?

Com essa ideia na cabeça, Shirlei criou seus próprios personagens e os adaptou ao dia a dia das aulas. “É como uma rotina em sala de aula: cantamos, realizo a chamadinha, o calendário. As crianças conversam entre si, conto histórias de diversas maneiras, usando fantoches, livros e outros recursos. As atividades são propostas como desafios ou missões e caça ao tesouro. Sempre busco planejar as atividades tendo consciência dos recursos que as famílias possuem, adaptando desta maneira para que utilizem materiais recicláveis, de forma que as famílias não precisem comprar materiais para a criança realizar a atividade”, disse a professora.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Na elaboração da ideia, a professora criou um grupo no WhatsApp com os responsáveis das crianças e fez um trabalho de pesquisa para planejar como dar suas aulas no cenário de pandemia. “Propus-me a dar as aulas por meio de videochamadas no WhatsApp para as crianças e com a preocupação de tornar esse momento mais atrativo e interessante para os alunos foi que surgiu a ideia de me caracterizar diariamente de personagens. Algumas vezes seguindo o tema proposta da aula e em outras não, mas sempre com algo diferente e novo, sempre um acessório colorido, perucas, etc”, contou a profissional.

As aulas por videochamadas começaram em abril de 2020 e este ano de 2021, Shirlei manteve a mesma metodologia de abordagem. Ela conta também que o apoio da diretora Marta Morelli e da orientadora pedagógica Flávia Mendes para realizar o projeto foi fundamental. “Elas me incentivaram a manter essa metodologia e com isso pude aperfeiçoar ainda mais essas interações. Este ano utilizo o aplicativo Meet além do WhatsApp. Também posto os vídeos gravados no Youtube para evitar sobrecarregar a memória dos celulares dos responsáveis”, completou Shilei.

Com o interesse dos alunos aumentando, a professora conta que alguns personagens ganharam nomes divertidos para atrair ainda mais a atenção dos estudantes. “Criei personagens como Senhor Alfabeto, A Lata da Alegria, O Amigo Calendário, As Argolas do Desafio, a Cidade da Consciência, entre outros, e cada dia novas ideias surgem para tornar cada vez mais prazeroso esse momento de aprendizagem dos meus alunos”, disse a professora. “A reação dos alunos foi de muito entusiasmo, motivação, alegria e divertimento. Para os que tiveram o contato físico inicial anterior ao isolamento social em fevereiro de 2020, conheceram uma Tia Shirlei que se transformava a cada dia para brincar, aprender e que eles aguardavam ansiosos por nossos encontros diários. Já os que iniciaram o ano letivo de 2021, sem o contato físico, apenas por meio de telas, a Tia Shirlei é como um personagem de um programa ou de um desenho”.

Com fantasias e acessórios inspirados em apresentadores de programas infantis e nos Youtubers, a professora Shirlei Nienis de Lima inovou na hora de dar aulas online para seus alunos. Foto: Divulgação

Ela conta que andando pela rua já encontrou com alguns dos alunos e por estar sempre caracterizada nas videochamadas e de máscara na rua, inicialmente algumas das crianças não a reconhecem. “Quando ouvem a voz e olham com mais atenção eles acabam reconhecendo. Percebo que os olhos brilham de alegria de estar vendo a Tia fisicamente. Teve uma ocasião, que ao me reconhecer, uma aluna de quatro anos me disse: ‘Tia, você parece um desenho’ e outra questionou: ‘Tia, você é de verdade!?”, contou a professora.

Para Shirlei, o resultado deste método traz a satisfação de todo o esforço realizado. “A alegria de ensinar de forma lúdica, divertida os meus alunos, e acompanhar mesmo que por uma tela o desenvolvimento da aprendizagem deles, as conquistas de cada dia, tudo com um sorriso nos lábios e um brilho no olhar é gratificante. Faz tudo valer a pena”, finalizou a professora.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024