Escolas de Petrópolis participam de projeto de bolsas de estudos do Instituto Somos

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 15/09/2021 15h07

Escolas de Petrópolis participam de projeto de bolsas de estudos do Instituto Somos Sumaia Avelar/ Divulgação Instituto SOMOS
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Todos os anos, o acesso à educação de qualidade ajuda a abrir portas para um futuro melhor a milhares de jovens estudantes em todo o país. E é com base nesse propósito que a Cogna, uma das maiores organizações educacionais do mundo, oferece, desde 2017, bolsas de estudo integrais a estudantes com alto potencial acadêmico e baixas condições socioeconômicas, por meio do Somos Futuro, programa do Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação. O programa inicia novo ciclo de seleção neste mês e as inscrições ficam abertas até este domingo, dia 19.

Em Petrópolis, duas escolas estão no projeto: Centro Educacional Petropolitano Cristão (Cepec) e Colégio Koeler. Para participar do processo, os alunos precisam estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em escola pública. Nesta edição, serão disponibilizadas 292 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 110 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 84 cidades de 14 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Além de Petrópolis, o projeto também acontece em outras 18 escolas na capital, Angra dos Reis, Itaboraí, São Fidélis e São Gonçalo. “Sabemos que cursar um bom Ensino Médio abre portas não somente para a graduação, mas também para a escolha e o desenvolvimento da carreira. É por isso que apoiamos estudantes de várias regiões do Brasil por meio do Somos Futuro. Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, estamos criando oportunidades e ampliando possibilidades de que, no futuro, esses jovens ascendam ainda mais”, ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto Somos.

Nos últimos cinco anos, a iniciativa já beneficiou mais de 500 pessoas. A estudante Valéria Gomes Cardoso é um exemplo de como a iniciativa tem mudado a vida desses jovens. Ela participou do primeiro ciclo do programa Somos Futuro, em 2018, e, no início desse ano, foi aprovada em Fonoaudiologia na USP. "O programa mudou a minha vida por completo. Quando eu consegui entrar na universidade foi muito emocionante, porque sou a primeira pessoa da minha família a entrar em uma instituição pública. Eu estou muito honrada por essa conquista, é um sentimento inexplicável”, destaca.

Quem se interessar, pode acessar o site para preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico e enviar dois vídeos – um que fale sobre a história do candidato e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias: análise socioeconômica; avaliação acadêmica online; entrevista online com voluntários do Instituto e com alunos e responsável(is) pela escola selecionada.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2022 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024