Lançamento do livro póstumo de Guédon reúne representantes de toda a sociedade petropolitana

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 17/11/2022 09h18

Lançamento do livro póstumo de Guédon reúne representantes de toda a sociedade petropolitana Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

O lançamento do livro póstumo de Philippe Guédon, “Um olhar cidadão sobre a Democracia Brasileira”, tornou-se um grande encontro de familiares, amigos e simpatizantes do Mestre. Realizado no último dia 10, deixou o auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) lotado.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Editada por Cleveland Jones, presidente do IPG (Instituto Philippe Guédon), a obra contém um tema bastante atual e Guédon, que se definia como municipalista, neste trabalho, se impôs, como desafio, a analisar criticamente o panorama político-partidário brasileiro.

O lançamento foi uma oportunidade para aqueles que conviveram com ele relembrar bons momentos e fatos importantes da história petropolitana, protagonizados por Guédon.  No evento também foi exibido um vídeo com depoimentos que destacaram sua atuação em diversos setores da sociedade petropolitana.

Após a exibição do vídeo, os participantes puderam conversar sobre suas experiências com o Mestre. O Presidente da CDL, Cláudio Mohammed lembrou que Guédon também foi Presidente da CDL em 1988 e parabenizou o IPG por dar continuidade ao trabalho dele através do Instituto e do PEP 20.

Cleveland Jones citou várias iniciativas de Guédon, como a Frente Pró-Petrópolis, fundada em 2011, após a tragédia do Vale do Cuiabá, e que sob sua coordenação, serviu de exemplo de participação cidadã ao mobilizar diferentes setores como a Mitra Diocesana, o Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade, a Federação das Associações de Moradores de Petrópolis, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Conselho de Ministros Evangélicos do Município de Petrópolis, e tantas outras entidades e indivíduos.

 

Já o professor de Direito Constitucional, Álvaro Jorge que acompanhou Guédon no desenvolvimento deste livro, salientou que ele era um cidadão aguerrido com muitas dimensões “ao mesmo tempo que era o pai amoroso, o criador de um partido político, planejava ações participativas, como conversas com produtores rurais para fazer com que a comida chegasse à mesa sem atravessadores e, mesmo com dificuldades para andar, subiu escadas para dar o exemplo do voto”. Álvaro também destaca que mesmo sempre pensando no município era “um cidadão global, pois já tratava das questões ambientais, quando ainda não se falava muito sobre isso”.

Carlos Eduardo Pereira, Presidente do Gapa, recordou como Guédon ficava feliz com as reuniões na Casa dos Conselhos e entusiasmado com a ideia de criar o Instituto Koeler de Planejamento, e acredita que o trabalho de Guédon deve ter continuidade.

A continuidade do trabalho tem seguido com os membros do IPG. Renato Araújo, participa do Instituto, desde a sua fundação, conheceu Guédon através de artigos na Tribuna de Petrópolis que o estimularam a sair do comodismo e assim entrou para a Frente pró-Petrópolis. Renato foi também um dos que acompanhou de perto o processo criativo de Guédon “ele era um escritor compulsivo e sem perceber já tinha um livro pronto. E o tema deste livro póstumo, a Constituição, é algo muito atual.”

Novos integrantes dos Grupos de Trabalho do IPG, também estiverem presentes, como Massami Saito, gestora ambiental, que ficou sensibilizada com “a admiração que todos demonstraram por Guédon”.

Durante o lançamento o Presidente do IPG, Cleveland Jones, fez uma homenagem a D.Lucia, esposa de Guédon, e lhe presenteou com flores.

O Vice-Prefeito de Petrópolis, Paulo Mustrangi e o vereador Mauro Peralta, que conheciam bem o trabalho de Guédon, também estiveram presentes.

Após as conversas, Silvia, filha de Guédon, e Presidente de honra do IPG, autografou os livros.

Em breve o IPG divulgará os pontos de venda.

Mais informações sobre o IPG estão no site www.ipgpar.org.br



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024