Petrópolis participa, pela primeira vez, de pesquisa sobre o perfil do ciclista

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 16/08/2021 11h43 - Atualizado em 16/08/2021 16h16

Petrópolis participa, pela primeira vez, de pesquisa sobre o perfil do ciclista Foto: Divulgação Acipe
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

A bicicleta está ganhando cada vez mais os corações dos petropolitanos. Andar de bike deixou de ser algo para fazer apenas nos fins de semana e a prática do esporte vem ganhando a cada dia mais adeptos. Uma pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), realizado junto às 40 empresas associadas, houve um aumento de 118% nas vendas de bikes em 2020. Em Petrópolis o cenário não é diferente e é cada vez mais comum encontrarmos pelas ruas alguém se locomovendo com a “magrela”.

Pensando nesse crescimento, pela primeira vez Petrópolis participa de uma pesquisa nacional sobre o perfil do ciclista brasileiro 2021. O levantamento começa nessa segunda-feira (16) e segue até o dia 16 e setembro em vários pontos da cidade. O objetivo é conhecer mais sobre quem utiliza a bicicleta como meio de transporte e fornecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

“Com base em informações como: quais são as pessoas que utilizam a bicicleta na cidade; como elas se deslocam; quantas vezes na semana fazem esse deslocamento; qual o trajeto, nós geramos subsídios para os gestores públicos, engenheiros de tráfego e urbanistas pensarem soluções para tornar esse modal de transporte mais viável”, disse Isabela Guedes, presidente da Associação dos Ciclistas de Petrópolis (Acipe).

A pesquisa está sendo coordenada pela Acipe, que no mês passado promoveu um cadastramento de voluntários para o desenvolvimento do estudo. Cerca de 25 pessoas se cadastraram e estarão nos próximos 30 dias fazendo a pesquisa em 13 pontos da cidade: Duas Pontes, Rua Paulino Afonso (Hospital Santa Tereza), Avenida Barão do Rio Branco, Praça Dom Pedro, Praça de Cascatinha, Terminal de Corrêas, Ponte de Corrêas, Estrada União e Indústria (APA Petrópolis), Bonsucesso (Trevo e perto de um supermercado), Ponte de Pedro do Rio, Secretário e na Rotatória da Posse.

“Também teremos pesquisadores itinerantes. É importante que os ciclistas fiquem atentos e parem um pouquinho para participar. Vamos também tentar divulgar nas nossas redes sociais a cada semana os horários fixos de pesquisa nos diferentes locais”, disse a presidente da Acipe. “Nossa meta é entrevistar 654 ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte pelo menos uma vez na semana. Os dados precisam ser coletados em diferentes pontos da cidade, especialmente em vias que interligam bairros, como a Avenida Barão do Rio Branco ou a Rua Coronel Veiga, por exemplo. E a coleta pode ser realizada todos os dias, inclusive nos fins de semana e feriados, justamente para ter como alvo os ciclistas que usam a bicicleta como meio de transporte”, ressaltou Isabela.

A pesquisa acontece em todo o país é realizada pelas organizações Transporte Ativo, LabMob e Observatório das Metrópoles. Em Petrópolis servirá também, para fundamentar (como base de dados) a confecção do Plano Diretor Cicloviário (PDC), que está em fase preliminar de elaboração dentro da Comissão Especial de Mobilidade Cicloviária, que ocorre na Câmara Municipal de Vereadores desde o início do ano passado.

“O planejamento da cidade, das rotas e da infraestrutura necessária para estimular o uso da bicicleta parte do levantamento de dados. Um bom plano cicloviário servirá de base para pensar as políticas públicas não apenas de um governo, mas das gestões futuras. Ele é um documento que deve ser seguido no planejamento viário, assim como o Plano de Mobilidade Urbana”, destaca a arquiteta e Urbanista Alline Serpa, do Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da Acipe.

O levantamento também conta com o apoio da Prefeitura de Petrópolis, da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE), da secretaria de Esportes e da Câmara Municipal de Vereadores.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024