Prefeitura autoriza retomada gradual das aulas no modelo híbrido a partir de 3 de maio

Retorno do aluno, tanto na rede pública quanto na rede privada, é opcional

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 28/04/2021 21h58 - Atualizado em 30/04/2021 14h48

Prefeitura autoriza retomada gradual das aulas no modelo híbrido a partir de 3 de maio Studio Formatura/Galois
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

A Prefeitura de Petrópolis autorizou a retomada gradual das aulas, no modelo híbrido (com aulas presenciais e online), a partir do dia 3 de maio. Decreto municipal que será publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (28) prevê a reabertura das escolas de forma escalonada, começando, na rede municipal, pelo 3º ano do Ensino Médio. Na rede privada, além do 3º ano do Ensino Médio, serão liberadas turmas de alfabetização, do 1º ano do Ensino Fundamental. A carga horária das aulas presenciais será reduzida e, nas salas de aula, será obrigatório respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre os estudantes, ficando limitada a ocupação ao máximo de 50% do número de alunos.

 


A reabertura das unidades de ensino é opcional (no caso da rede privada) e as escolas que optarem pelo ensino híbrido devem assegurar aos pais e/ou responsáveis o direito de manterem o aluno apenas com aulas remotas, se essa for sua opção. “É importante darmos este passo com calma e responsabilidade. Este processo será executado com monitoramento constante”, frisa o prefeito interino Hingo Hammes.

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

A retomada das aulas será gradual, respeitando calendário que prevê intervalos de no mínimo uma semana entre cada etapa da flexibilização. No caso da rede municipal, onde as aulas serão iniciadas pelo Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, a reabertura começa pelo 3º ano do Ensino Médio e avança para o 2º ano do Ensino Médio após 15 dias. A previsão é que sete dias depois seja autorizado o início das aulas para turmas do 1º ano do Ensino Médio. Após esta fase serão iniciadas as etapas de flexibilização para turmas do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos e, posteriormente, Educação Infantil.

 

Na rede privada a retomada será feita também de forma escalonada, começando, na próxima semana, para turmas do 3º ano do Ensino Médio e 1º ano do Ensino Fundamental. A partir daí, a flexibilização será semanal, com liberação de duas séries em cada etapa: 2º ano do Ensino Médio e 2º ano do Ensino Fundamental na semana 2 (iniciada no dia 10/05); 1º ano do Ensino Médio e 3º ano do Ensino Fundamental na semana 3 (iniciada em 17/5); 4º ano e 9º ano do Ensino Fundamental na semana 4 (iniciada no dia 24/5); 5º ano e 8º ano do Ensino Fundamental na semana 5 (iniciada no dia 31/5); e 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental na semana 6 (iniciada no dia 7/6). A Educação Infantil será autorizada a iniciar o período de adaptação, com atendimento individual, na semana 3, e deverá ser autorizada a funcionar, respeitando a mesma limitação de alunos imposta às demais séries, na semana 7 (iniciada no dia 14). 

 

Escola Segura

Para iniciarem as aulas no modelo híbrido, as escolas – tanto públicas quanto privadas – precisam ter o Selo Escola Segura, demonstrando que estão preparadas para o retorno e cumprindo requisitos apontados pela Vigilância Sanitária (o check list foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação e pelo grupo de trabalho que elaborou o plano de retorno das atividades presenciais na rede municipal). 

 

Até o momento, 26 unidades já foram visitadas por integrantes da comissão – sempre acompanhados por um servidor da Secretaria de Educação, um integrante do Comed/GT e um fiscal da Vigilância Sanitária. Noventa por cento delas estão aptas a iniciarem as aulas híbridas, com todas as demarcações, distanciamento, estrutura e EPIs necessários. 

 

Escolas que ainda não solicitaram a vistoria devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação pelo e-mail seesupervisao@gmail.com ou pelo telefone 2246-8675.

 

Fonte: EBC 



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024