Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FMP está entre as três melhores do Estado do Rio de Janeiro

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 24/05/2021 20h45

Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da FMP está entre as três melhores do Estado do Rio de Janeiro Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

O Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem divulgou, recentemente, o desempenho médio global dos residentes e dos aperfeiçoandos matriculados em programas de Residência Médica ou aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Petrópolis se destacou no ranking da avaliação e está entre os três melhores programas de residência da especialidade no estado do Rio do Janeiro, compartilhando o conceito apenas com o Hospital Universitário Pedro Ernesto, da UERJ, e com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, da UFRJ.

 

“Esse indicador reflete a média do desempenho de todos os residentes e aperfeiçoandos de cada programa, que se submeteram às provas de avaliação nos anos de 2017, 2018 e 2019. Estamos entre os três melhores programas de residência do Estado do Rio de Janeiro, sendo a única instituição privada. Esse é o reflexo do empenho dos nossos residentes e de toda a dedicação dos nossos preceptores, que compõem uma excelente equipe de ensino”, destaca o professor Eduardo Primo, supervisor do Programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem da UNIFASE/FMP/HEAC. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Desde 2014, o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) forma profissionais que vivenciam a realidade dos atendimentos realizados no Sistema Único de Saúde, através do desenvolvimento prático das atividades no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.

 

“O profissional que busca ter uma carreira na área médica precisa estar atento às especialidades, pois oferecem melhor inserção no mercado de trabalho. O nosso curso de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem é vinculado ao Ministério da Saúde, que viabiliza financeiramente essa formação. O processo de ensino se dá em três anos de especialização, mas também oferecemos o R4, um ano adicional desta residência que é um conceito à parte”, explica o médico Eduardo Primo. 

 

Os programas de residência médica da UNIFASE/FMP são desenvolvidos através de uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis, o Hospital de Ensino Alcides Carneiro e a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto de ensino para especialização médica começou, em 2001, com os programas de Clínica Médica, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia. Já no ano de 2002, foram agregados os programas de Cirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade. Atualmente, a UNIFASE/FMP oferece 12 programas de residência médica, são eles: Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Endoscopia; Ginecologia e Obstetrícia; Medicina de Família e Comunidade; Neonatologia; Pediatria; Pré-requisito em área cirúrgica básica; Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Radiologia e Diagnóstico por Imagem – Ano Adicional; e Urologia, totalizando 45 vagas para novos residentes ingressarem nos programas anualmente.

 

“Os programas de residência médica da UNIFASE/FMP realizados no HEAC já formaram mais de 230 médicos ao longo dos anos, com potencial de aumentar esse número de maneira importante, tendo em vista que boa parte dos programas teve seu número de vagas aumentado nos últimos anos. Isso representa a formação de profissionais qualificados para a cidade, uma vez que já está comprovado que cerca de 60 a 70% dos médicos residentes se estabelecem profissionalmente em seu local de formação. Além disso, a existência dos programas é fator de relevante importância para melhoria do atendimento dos usuários do SUS no município”, frisa Miguel Koury, coordenador da Comissão de Residência Médica da UNIFASE/FMP. 



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024