Restauração da Catedral São Pedro de Alcântara será concluída em 2022

Por Ana Luiza Garcia, com supervisão de Janaina do Carmo, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 15/09/2021 19h56 - Atualizado em 15/09/2021 20h47

Restauração da Catedral São Pedro de Alcântara será concluída em 2022 Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Desde o ano passado a Catedral São Pedro de Alcântara, no Centro Histórico de Petrópolis, vem passando pela sua primeira grande reforma. Quem anda pela região ou visita o local já pode perceber as mudanças. A fachada já está mais limpa e os andaimes instalados ao redor do prédio chamam a atenção. 

A restauração da lateral, que fica de frente para as casas localizadas na Rua São Pedro de Alcântara, já foi finalizada. Agora está sendo concluída a limpeza e a restauração da parede e das esculturas. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Com previsão de término para o primeiro semestre de 2022, a obra contempla o restauro externo do edifício, abrangendo a recuperação da cobertura e do madeiramento estrutural, elementos de ornamentação e calhas, recolocação das rosáceas e modernização de toda parte elétrica no interior e exterior da igreja, além da instalação de sistema de combate a incêndio. Na parte interna haverá requalificação e os elementos artísticos serão recuperados. Também já foi finalizado o reforço estrutural do prédio. 

A previsão de término da reforma é para o primeiro semestre de 2022. Foto: Divulgação

A obra inclui ainda algumas novidades: haverá uma galeria expositiva nos dois primeiros pavimentos da torre, que antecedem o sino. Nas cúpulas e agulhas neogóticas, os visitantes poderão conhecer a história da construção da igreja e ver documentos históricos da fundação da cidade por meio de telas de projeção, que serão acessadas por uma passarela. O público também poderá visitar a torre, que possui 70 metros de altura, proporcionando uma bela vista panorâmica da cidade.

Catedral São Pedro de Alcântara vem passando por reformas. Foto: Divulgação

O projeto de restauração da Catedral São Pedro de Alcântara foi aprovado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e tem um investimento de R$13,1 milhões. O projeto é desenvolvido também pelo Ministério do Turismo com apoio do Instituto do Patrimônio, Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Prefeitura de Petrópolis.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024