Secretaria de Agricultura do RJ lança nova linha de crédito do Agrofundo

Programa de fomento ‘Energia Limpa’ vai financiar geração de energia solar rural

Por Redação, Agenda News

Publicado em 15/03/2021 10h20 - Atualizado em 15/03/2021 10h21

Secretaria de Agricultura do RJ lança nova linha de crédito do Agrofundo Programa de fomento ‘Energia Limpa’ - Divulgação/Governo do Estado do RJ
  Compartilhar

O agronegócio é um setor que necessita de eletricidade para realizar boa parte das suas atividades, e a produção de energia solar fotovoltaica em propriedades rurais vem se expandindo consideravelmente, assim como a utilização de outras fontes renováveis. Pensando nisso, o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, desenvolveu a linha de fomento rural Energia Limpa. 


Esta linha integra o Programa Agrofundo, da Secretaria de Agricultura, e tem como beneficiários produtores rurais com explorações sediadas no território fluminense. O limite financiável dessa linha de fomento é de 100% do orçamento, até R$ 60 mil, com prazo máximo de 60 meses e juros anuais de 2%.

Continua depois da publicidade:
Concer 3-2024

O campo é um dos locais com maior potencial de aproveitamento desta fonte de energia. Ter a capacidade de gerar a sua própria energia faz com que a propriedade rural tenha um ganho considerável, podendo este recurso ser aplicado nas atividades-fim do produtor rural, explicou o secretário estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz.

O acesso do produtor rural à linha de fomento Energia Limpa se dará por intermédio dos escritórios da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio) espalhados em todo o estado.


Conforto e economia

A energia solar produzida poderá ser utilizada na propriedade rural para acionar, por exemplo, o sistema de ordenha mecânica, bombas para irrigação de pastagens e outras culturas; na energização de cercas elétricas, conjunto moto forrageiro, ensiladeiras, trituradores, secadores, resfriadores de leite, câmaras frias, entre outros equipamentos. Tudo isso garante um maior conforto para o produtor rural na iluminação e no acionamento dos seus eletrodomésticos usuais.


E o que é mais importante: o superávit de energia produzida pelas placas fotovoltaicas no imóvel rural será transferido à concessionária de eletricidade, que o compensará na forma de créditos em energia. Isso, inclusive, poderá ser usufruído em outras residências do produtor rural, inclusive na cidade.


A energia solar traz mais economia no custeio das atividades agropecuárias, além de ser uma excelente alternativa ao produtor que, muitas vezes, sofre com a qualidade de fornecimento de energia. A energia produzida a partir da luz e do calor do sol faz a conversão direta da radiação solar em energia elétrica.


Além de ser renovável, o uso da energia solar é muito vantajoso e tem se tornado um item de necessidade dentro do agronegócio. Os painéis de energia solar possuem garantia de aproximadamente 12 anos e tem vida útil de até 25 anos, o que denota que o investimento retorna em forma de economia, que pode ser equivalente a um período de seis a oito anos de uma conta de energia comum.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.