UNIFASE/FMP lança Observatório COVID-19 para compreensão e enfrentamento dos impactos da pandemia em Petrópolis

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 06/04/2021 15h44

UNIFASE/FMP lança Observatório COVID-19 para compreensão e enfrentamento dos impactos da pandemia em Petrópolis Campus UNIFASE - Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Desde março de 2020, temos enfrentado a maior crise sanitária do século, resultado da pandemia de Covid-19, doença infecciosa provocada por um novo coronavírus (SARS-coV-2), que já levou mais de 333 mil vidas no Brasil, sendo mais de 713 em Petrópolis/RJ, até o fechamento desta matéria. Infelizmente, estes números só tendem aumentar se não continuarmos seguindo os protocolos de prevenção, se não acreditarmos na ciência e nas vacinas. Neste sentido, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis lançará no Dia Mundial da Saúde (07/04) o projeto institucional, denominado Observatório COVID-19, que visa a compreensão e enfrentamento dos impactos da pandemia da Covid-19 em Petrópolis. 

 

O lançamento desse projeto será realizado através de uma Live sobre “Covid-19 em Petrópolis: como estamos enfrentando a maior crise sanitária do século XXI”, com transmissão ao vivo pelo YouTube da UNIFASE/FMP, nesta quarta-feira (07/04), às 17h30. A live será conduzida pela professora da UNIFASE Ana Maria Auler, Dra em Saúde Coletiva, com participação de Fabíola Heck, enfermeira da Superintendência de Planejamento e Apoio à Gestão da cidade.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Pela ótica dos Determinantes Sociais da Saúde, diversas variáveis merecem destaque ao analisarmos os impactos da pandemia na vida das pessoas, sejam aquelas referentes ao contexto socioeconômico tais como: desemprego, mudanças nas dinâmicas familiares pela interrupção do funcionamento das escolas, bem como aquelas referentes a um componente subjetivo, permeado pela difusão de notícias e informações falsas, medo de contrair a doença, receio de contagiar familiares mais vulneráveis, incerteza diante do cenário desconhecido, entre outros.

 

“O enfrentamento desse cenário requer esforços conjuntos entre empresas e governos, instituições e indivíduos, pesquisadores, profissionais de saúde e toda a sociedade. Esta perspectiva ganha contornos ainda mais expressivos na conjuntura atual, dados os impactos sanitários, sociais e econômicos produzidos pela pandemia de Covid-19, cujo enfrentamento depende diretamente do progresso da ciência e do envolvimento consciente da academia e, em última análise, de toda a sociedade. O observatório vem ao encontro da missão institucional da UNIFASE/FMP, que mantém forte vinculação ao sistema público de saúde e participação intensa na atenção à saúde”, explica Abílio Aranha, coordenador de ensino da UNIFASE/FMP.

 

Um dos fios condutores do Observatório é compreender os impactos da pandemia da Covid-19, em Petrópolis, a partir de um olhar da UNIFASE/FMP, na produção de conhecimentos e na assistência às famílias das Unidades de Saúde da Família (Boa Vista, Estrada da Saudade, Nova Cascatinha e Machado Fagundes) geridas pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto.

 

“Em consonância com as medidas implementadas pela Prefeitura de Petrópolis para controle da pandemia, estamos realizando um trabalho de notificação e monitoramento das famílias com suspeita de covid, desde março de 2020. Agora pretendemos analisar estes dados epidemiológicos, considerando três dimensões: social, ecológica e clínica. Além de identificar e delimitar a situação inicial e a evolução dos casos nos cenários das nossas Unidades de Saúde da Família (USF’s), quanto aos problemas de saúde relacionados aos efeitos da pandemia de Covid-19. Assim, propondo eleger os problemas prioritários a serem trabalhados pelo município”, comenta Lívia Teixeira, supervisora das USF’s geridas pela UNIFASE/FMP.

 

A criação do observatório é uma maneira de criar sinergia entre iniciativas de ensino, pesquisa e extensão já realizadas e em andamento nos diversos cursos, cenários de práticas, grupos de pesquisas e territórios onde a UNIFASE/FMP atua.

 

“Nos mesmos moldes que iniciativas similares de outras instituições, nossa proposta é construir um espaço virtual que reúna dados e análises, tecnologias e propostas de soluções para enfrentamento da pandemia de Covid-19 na cidade de Petrópolis. A produção de informações científicas seguras é compromisso ético e humanístico da Universidade e o Observatório se coloca, portanto, como um espaço de partilha de conhecimentos que mobilizem ações assertivas no enfrentamento da pandemia”, destaca Ana Maria Rodrigues dos Santos, coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFASE/FMP.

 

Além disso, o projeto colaborativo reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, um dos aspectos principais avaliados pelo MEC, que qualificam o ensino superior.

 

“Mais do que proporcionar isso à nossa comunidade acadêmica, temos o compromisso de, enquanto instituição de ensino na área da saúde, combater fake news, orientar a população, realizar pesquisas que contribuam para a criação de políticas públicas, que possam nortear as ações do poder público, principalmente, neste momento delicado que estamos vivendo”, salienta Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da UNIFASE/FMP.

 

O Observatório COVID-19 disponibilizará no site da instituição uma plataforma digital com textos informativos, vídeos, podcasts, banners e materiais educativos, além de divulgar iniciativas e ações desenvolvidas no âmbito da UNIFASE/FMP e parceiros relativas aos impactos da pandemia na cidade.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024