Drops de Anis
coluna

Drops de Anis

Lazer & Gastronomia, por Christiane Michelin | Sexta-feira

Centenário da Academia Petropolitana de Letras

Por Drops de Anis, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 29/07/2022 09h41 - Atualizado em 29/07/2022 09h44

Centenário da Academia Petropolitana de Letras Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Já que o passado embasa o presente para que possamos construir o futuro, a Academia Petrpopolitana de Letras, que comemora 100 anos, convida a todos a participarem da extensa e intensa lista de atividades comemorativas à data, através das quais o público terá um contato mais íntimo com a nossa história em eventos tais como sarau e seminário com nomes dos mais ilustres, aberto a todos os quem se interessam por cultura  e por Petrópolis. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Dez décadas de história
Nascida em um 3 de agosto distante, mais precisamente no ano de 1922, a instituição começou como uma Associação de Ciências e Letras. Em 1929, todavia, com a 1ª mulher a ocupar a presidência,  a emblemática Nair de Tefé, passa à denominação de Academia Petropolitana de Letras, limitando o número de sócios em 50.


Hoje, temos um quadro efetivo com 40 acadêmicos, além de membros honorários, membros eméritos, membros correspondentes e membros beneméritos. Sendo uma das mais antigas do Brasil, foi, também, pioneira ao admitir mulheres em seu quadro social e abrir a tribuna para os trabalhos literários de escritoras e poetas.

 

Cem anos de legado 
Tendo como um de seus objetivos contribuir para manter viva a memória de personalidades de nossa cultura,   como as demais instituições do gênero, a APL cumpre a missão de eternizar seus membros, ao serem lembrados e relembrados  a cada nova posse, a cada nova publicação,  fazendo com que as histórias, criações e conquistas  de seus membros permaneçam vivas, tornando-os assim, de alguma forma, imortais. 
 
 
Um centenário de representatividade 
Com raízes sólidas fincadas nos passados 100 anos, a instituição, entretanto, é viva e pulsante. Depois de Nair de Tefé e da escritora, professora e advogada Carmen Felicetti, esta colunista veio a ser a 3ª presidente da APL, por dois mandatos. Dentro das realizações de tais mandatos listamos a busca constante por criar elos entre a história e a contemporaneidade, movida pelos ensinamentos de ilustres confrades, como o saudoso Prof. Paulo Machado, meu antecessor e Fernando Magno, meu pai e uma grande inspiração, sempre. 

As Comemorações
Dez décadas de histórias. Cem anos de legado. Um centenário de representatividade. Com essa bagagem a APL tem  o Professor Leandro Garcia Rodrigues, como presidente, Fátima Argon da Matta, como Vice-Presidente, Cléber Francisco Alves, como 1º Secretário, Carmen Felicetti, como 2ª Secretária, José Afonso Guedes Vaz, como 1º tesoureiro, Ataualpa Pereira Filho, como 2º Tesoureiro, Fernando Antonio de Souza da Costa, como relações públicas,  Marcelo José F. Fernandes como 1º bibliotecário e Andrea Lópes Garcia 2ª bibliotecária. Visando uma comemoração que englobasse não apenas os acadêmicos, mas, igualmente, familiares, amigos e petropolitanos de uma forma geral, a programação criada pela diretoria segue abaixo: 


Dia 03 às 10h -  Descerramento da placa comemorativa ao centenário no endereço onde aconteceu a 1ª reunião, hoje,  Galeria do Edifício Marchese;
Dia 03 às 19h – Sessão Solene na Câmara Municipal de Petrópolis; 
Dia 04 às 20h – Sarau Literário – Musical promovido pelo IMC na Casa de Educação Visconde de Mauá;
Dia 05 às 18h – Coquetel de confraternização no hall de entrada do Sesc Quitandinha e sessão solene no Salão das Convenções; 
Dia 6 das 9h às 12h – Seminário sobre os 100 anos da APL na Casa de Cláudio de Souza tendo como palestrantes Carlos Nejar ( ABL), Andréa Pacha ( APL) e Joaquim Eloy dos Santos ( APL). Ao final acontecerá  o lançamento do livro “Academia Petropolitana de Letras – em Revista, uma  coletânea das Revistas da APL; 
Dia 07 às 11h30 – Missa em ação de Graças pelos 100 anos da APL na Catedral São Pedro de Alcântara, presidida pelo Bispo Diocesano e Acadêmico Dom Gregório Paixão, OSB;

A APL deseja que em data tão significativa a sociedade se junte a nós na celebração à cultura, à arte e ao saber. Fica aqui, portanto, o convite para que todos os petropolitanos venham comemorar o bem fazer cultural e à preservação da nossa história literária, que continua a ser escrita, fazendo brotar novas memórias, fincando novas raízes no solo sempre fértil da criação.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.




Drops de Anis

Drops de Anis

Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook Instagram.





Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024