Drops de Anis
coluna

Drops de Anis

Lazer & Gastronomia, por Christiane Michelin | Sexta-feira

Tour ceramista (Parte II)

Conheça mais 6 ateliês que fazem parte do Grupo Arte Cerâmica em Petrópolis

Por Christiane Michelin, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 26/02/2021 19h19 - Atualizado em 26/02/2021 19h19

Tour ceramista (Parte II) Forno de queima para cerâmicas - Ilustrativa
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Continuando nosso passeio pelos ateliês de cerâmica da região, nesta semana apesentamos o trabalho de mais alguns integrantes do Grupo Arte Cerâmica em Petrópolis que tem por objetivo desenvolver e valorizar cada vez mais a cerâmica artística produzida no município,  fortalecendo  a  vocação ceramista da nossa região e transformando a  cidade em um  polo reconhecido de produção de cerâmica artística, dentre outros.  

 

Jean Ruffier – O ceramista   acredita que o ensino inovador desperta  o dom natural do indivíduo para a ARTE. Ele é prova disso já que descobriu a cerâmica quando estudava no Colégio Brasileiro de Almeida, em Ipanema.  Cinco décadas depois, deu-se o reencontro sob a orientação do Ateliê Barro e Cor, também em Ipanema. Jean montou seu Atelier no Brejal, deixando a inspiração nortear suas peças, segundo ele, nunca perfeitas – sempre rústicas. Trabalha com forno a gás em um constante  desafio de supor a arte final. A perfeição da natureza incorporada em suas  peças traduz-se em verdadeiras  caixas de surpresas. E-mail: Jean.ruffier@globo.com | Tels./phones: (24)2259-3130 / (21)98868-1625  - 22211017.

 

Lydia Sebastiany –   Em contato próximo com a cerâmica há quase 30 anos, Lydia não só abraça esse mundo cativante, mergulhando em  muitas possibilidades técnicas que  ele  oferece, como agrega ao mesmo  outras vivências: fotografia, textos e performance. Participou de  espetáculos e exposições no Brasil e no exterior. Sempre fazendo novas experiências, oferece seu espaço - Casa Lliure - que já ha alguns anos compartilha com Ivo Ferreira, para  aulas, oficinas e eventos, pois ambos acreditam no essencial e fundamental papel da arte para o enriquecimento de uma sociedade. As visitas devem ser agendadas. Tel.phone:  24 99951-1987 / WhatsApp | Homepage: casalliure.com.br | Email: ceramicaslydia@gmail.com 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Maria Luiza Lacerda - Apaixonou-se pela cerâmica em 1968, em Berkeley, nos Estados Unidos  retornando à essa arte apenas em 2005, quando fez um curso com Flávia Santoro em Petrópolis, onde montou seu ateliê. Usando todos os tipos de queima,  raku, queima primitiva-saggar, forno a gás e elétrico, apresenta peças que expressam sua potencialidade artística, seja através de esculturas ou painéis, seja através utilitários capazes de enriquecer uma refeição. Seu ateliê só será reaberto após o fim da pandemia. E-mail: marilulacerda@yahoo.com | Tels./phones: (24)2248-2670 / (24)99976-6612.

 

Regina Duarte –  Ela é profissional da arte do mosaico. Ampliou seus conhecimentos em direção à cerâmica há mais de 15 anos quando teve contato com essa apaixonante arte da terra e do fogo. Aplicou suas novas habilidades ao contínuo desenvolvimento de seus trabalhos e atualmente produz lindos tampos de mesa em cerâmica, criando padrões únicos de cores e formas, muito apreciadas na região, além de outros objetos decorativos na mesma técnica. Seguindo por outras abordagens, oferece em seu atelier Sol Luna aulas de cerâmica e demonstrações de Raku, secular técnica oriental de queima cerâmica. Os agendamentos são necessários para visita ao espaço. Tel/phone: 24 99266-5953 | Atelier Sol Luna: Estrada Bernardo Coutinho 6297 – Araras | E-mail: ateliersolluna@gmail.com


 
Rosalia Luz - Tendo tido como mestras nomes do porte de Flávia Santoro e Lydia Sebastiani, a ceramista Rosália Luz é formada em pintura pela ENBA RJ,  tendo telas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo. Depois de compartilhar   um de seus ateliês com a ceramista Marcia Limmanii, divide o espaço, agora, com Rosane Teixeira a quem deve  o maior desenvolvimento e  divulgação do ateliê. Por lá forma-se novos talentos. Trabalham  com vários tipos de queima, dentre as quais,  alta ,forno  elétrico, Raku  e Sagar o que resulta em uma  produção variada  de objetos utilitários e artísticos. Parte da vida do atelier resulta das  aulas e das muitas alunas que Rosane,  com incomparável dedicação, - Rosália faz questão de citar -  vem iniciando muita gente boa nesse tipo de aprendizado de arte. Tel./phones: 999652830 (whatsApp) e   22221668 | Endereço/address: rua das Paineiras 110 , no Itaipava Coutry Club ( Estrada das Arcas, Itaipava) | Email: rosalialuz2005@yahoo.com.br/ | Face:   rosalialuz trindade@yahoo.com.br | Instagram: rosalialuz2005@yahoo.com.br

 

Rosane Teixeira - A ceramista   tem seu trabalho voltando para o universo dos utilitários, criando peças únicas para clientes e para o restaurante da família, o Nikko Sushi, em Itaipava, onde expõe e vende seus trabalhos.   Esse namoro com a cerâmica começou há 8 anos, no ateliê de Lydia Sebastiany, onde entrou como aluna, passou a assistente e saiu em 2016 para trilhar carreira solo. Hoje compartilha o ateliê com Rosalia Luz. Por lá,  passeiam nas queimas de alta temperatura e queima de Raku, dividindo esse pequeno conhecimento com as alunas. E-mail: rosaneteixeira17@hotmail.com | Tel./phone: (24) 98818-6676.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.




Drops de Anis

Drops de Anis

Christiane Michelin é formada em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis e cursou jornalismo na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. É membro da Academia Petropolitana de Letras onde atuou como presidente por duas gestões. Tem mais de 10 obras publicadas entre poesia e prosa e é autora do Guia de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores que se encontra em sua décima nona edição. Christiane assina, ainda, colunas em periódicos petropolitanos há mais de 20 anos tendo sido a criadora e editora do jornal Pet News que circulou por 3 anos na cidade. Divide, ainda, a apresentação do programa de TV #ÉdePetrópolis com Alexandre Gurgel, sendo a responsável pelas matérias sobre gastronomia. Veja mais no site, Facebook Instagram.





Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024