Mostra interativa e imersiva no Sesc Quitandinha provocará reflexão sobre refúgio e isolamento social

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 03/09/2021 12h40

Mostra interativa e imersiva no Sesc Quitandinha provocará reflexão sobre refúgio e isolamento social
10 Set
a
25 Set
Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024

O Sesc Quitandinha receberá em outubro a Ocupação Refúgio: Arte, Ciência e Tecnologia - Narrativas e Mediações em Tecnologia e humanidades. É uma mostra imersiva e interativa que levará o público a uma viagem aos recônditos da condição humana vivida durante a quarentena contra a covid-19: o refúgio. A visitação será aberta no dia oito de outubro na Cúpula do palácio, mas em setembro, nos dias 10, 18 e 25, o público já poderá saber mais sobre a iniciativa por meio de uma série de lives com os seus idealizadores. A partir do dia 10 de setembro também estará no ar o site da Ocupação (www.ocupacaorefugio.com.br), onde o internauta conhecerá projetos de empreendedores digitais que se destacaram durante a pandemia criando projetos inovadores.

Na instalação artística “Irifi: Estrelas do Deserto”, o visitante é “transportado”, por meio de ferramentas de realidade aumentada e imagens 3D, ao deserto do Saara Ocidental. Ali conhecerá histórias e os hábitos do povo saarauí, que desde 1975 vive na condição de refugiado na região Norte da África e luta por sua independência do Marrocos e da Mauritânia. O ambiente reproduzirá a atmosfera local, com destaque para o céu estrelado, umas das ferramentas de localização utilizadas pelos saarauís em suas peregrinações pelo deserto. O projeto leva a assinatura do artista e cineasta Felipe Carrelli, com a participação do GalileoMobile, organização internacional que se dedica a levar a diversos países do mundo a divulgação científica.

Continua depois da publicidade:
Concer 3-2024

A instalação “Quarentena: como será o amanhã?” apresentará, por meio de dispositivos audiovisuais, depoimentos de pessoas em isolamento social captados durante a primeira onda da pandemia. Os relatos representam uma diversidade de perspectivas e afetos através das projeções futuras de brasileiros no refúgio das suas casas. O trabalho é assinado por André Paz, coordenador do BUG 404, laboratório em rede que atua no campo das narrativas interativas e imersivas inovadoras, ligado à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e ao Programa de Pós-Graduação em Mídias Criativas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGMC/UFRJ).

“Refúgio é um lugar onde estamos acolhidos, protegidos de perigo iminente. Onde o encontramos diante da covid? Em nossas casas? E como nos refugiamos da solidão do isolamento social? Nas telas, pela internet? Talvez, o coronavírus tenha disseminado uma experiência de vulnerabilidade análoga àquela vivida desde sempre pelos povos refugiados. Desterrados em suas próprias casas. Sem chão”, analisa André Paz, diretor artístico da Ocupação Refúgio e coordenador do BUG 404.

Além das duas instalações, o projeto Ocupação Refúgio contará com a Mostra Corona Bug, na qual serão apresentadas seis iniciativas on-line criadas durante isolamento social. Os projetos também trazem em comum o caráter de acolhimento aos usuários. Através da leitura de QR Codes, o visitante conhecerá, por exemplo, o Museu do Isolamento, o primeiro museu online do Brasil que se propõe a divulgar o trabalho de artistas que estão produzindo em seus diferentes isolamentos. Também poderá acessar, entre outros, o Cartografias da Memória, um compilado de áudios sobre as experiências e sentimentos vividos por pessoas durante a quarentena no Brasil e no mundo. O público poderá conhecer os projetos e seus idealizadores a partir de 10 de setembro no site da Ocupação Refúgio.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 03-2024