Abrigo temporário é proposta do 2º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Cabo Frio

Encontro reuniu nove cidades, que pontuaram o abrigamento como a principal demanda

Por Redação, Agenda News

Publicado em 31/10/2022 09h35

Abrigo temporário é proposta do 2º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, em Cabo Frio Divulgação
  Compartilhar

O abrigamento temporário para mulheres vítimas de violência foi a principal demanda discutida no 2º Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher, sediado em Cabo Frio, nesta quarta-feira (26). As nove cidades participantes acordaram a elaboração de um documento com a solicitação, que será entregue à Subsecretaria de Políticas para Mulheres do Governo do Estado do Rio.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

Participaram do encontro representantes dos municípios de Arraial do Cabo, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Iguaba Grande, Quissamã, Macaé, Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia.

O 2º Fórum foi uma realização da Superintendência dos Direitos da Mulher de Cabo Frio, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social, que administra no município o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). De acordo com a coordenadora do Ceam de Cabo Frio, Ludmila Roque, o 3º Fórum será realizado no dia 7 de dezembro, em Campos dos Goytacazes.

“Deliberamos sobre a importância de termos um lugar próprio para o acolhimento das mulheres, administrado de forma integrada e com protocolo construído pelos Ceams da região”, explicou a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes.

O encerramento contou com apresentação do grupo As Marias da Graça, primeiro grupo de palhaças do Brasil, formado desde 1991. De acordo com Tânia, a apresentação teve por objetivo premiar as profissionais mulheres que lidam, cotidianamente, com a dor, o sofrimento e a violência, com uma atividade cultural.

“Encerrar um dia inteiro de trabalho com um grupo como esse traz leveza para o fim das atividades. Além disso, reforça a importância do bem-estar dessas profissionais, de descobrirem que a gente pode usufruir de um trabalho cultural para nos alimentar e enfrentar a dificuldade que é lidar com a dor de outra mulher”, pontuou ela.

Sobre o Fórum Intermunicipal

A proposta do Fórum Intermunicipal da Rede de Proteção e Atendimento à Mulher foi acordada entre as cidades participantes na primeira edição, sediada em Macaé. A ideia é realizar encontros bimestrais e itinerantes entre gestoras e executoras das políticas públicas para mulheres na Região dos Lagos de forma a discutir a construção conjunta dessas diretrizes.

Além disso, o fórum regular tem como objetivo favorecer o intercâmbio de experiências nos serviços de atendimento, socializar e debater as demandas enfrentadas pelas equipes regionais em relação ao acolhimento/abrigamento para mulheres e seus filhos, seja de forma provisória, preventiva ou, ainda, de média permanência.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.