Ação Social pela Música está com inscrições abertas para aulas gratuitas de instrumentos clássicos

Projeto que transforma vidas por meio da música ocupará temporariamente espaço no Colégio Koeler até dezembro e abre novas vagas para crianças e adolescentes, priorizando estudantes da rede pública

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 30/07/2025 11h08

Ação Social pela Música está com inscrições abertas para aulas gratuitas de instrumentos clássicos Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

A Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), referência nacional em educação musical como ferramenta de inclusão social, acaba de iniciar um novo capítulo em sua trajetória em Petrópolis. Após quase uma década atuando no Centro Pastoral Frei Aniceto, na Mosela, o núcleo local da instituição passa a funcionar temporariamente em um dos prédios do Colégio Koeler, no Centro da cidade, por meio de uma parceria inédita entre as duas instituições. As inscrições para novas turmas estão abertas e o projeto, que é inteiramente gratuito, busca alcançar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, com prioridade para alunos da rede pública.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

Fundada há 30 anos, a ASMB é uma organização não governamental sem fins lucrativos que utiliza o ensino da música clássica como instrumento de transformação social. O projeto tem a direção geral de Fiorella Solares, e foi idealizado por seu marido, o maestro David Machado. Desde sua criação, já atendeu mais de 14 mil jovens em situação de vulnerabilidade, promovendo o protagonismo juvenil e o afastamento de contextos de violência, evasão escolar e uso de drogas. Em Petrópolis, o projeto vinha funcionando desde 2016 na paróquia da Mosela, mas precisou deixar o espaço por motivos de reestruturação interna da instituição religiosa.

“Conversando com o diretor do Koeler, Raphael Louro, que é um grande entusiasta das artes e também meu parceiro de trabalho há anos, surgiu essa possibilidade de ocupação temporária. Acolhemos com alegria essa chance de continuar nossos trabalhos em um espaço que já valoriza a educação e a cultura”, afirma Jaqueline Moreira, coordenadora da ASMB em Petrópolis.

A parceria prevê a permanência da associação no colégio até o fim de 2025. Nesse período, as aulas gratuitas de violino, viola, violoncelo, contrabaixo, teoria musical e prática de orquestra serão ministradas às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h. A seleção de novos alunos respeitará a capacidade dos instrumentos disponíveis no momento: são 10 vagas para violino, 15 para viola, 5 para violoncelo e 5 para contrabaixo. As inscrições podem ser feitas diretamente com a coordenação pelo telefone (24) 98156-9168.

Além de oferecer instrumentos e ensino especializado sem custo, a associação conta com o apoio da empresa GE-Celma — principal patrocinadora do projeto — e mantém uma parceria com a Setranspetro, que garante transporte gratuito aos alunos das redes municipal e estadual por meio do acréscimo no cartão escolar.

Segundo Jaqueline, a mudança representa não apenas uma nova fase física para a associação, mas também um processo simbólico de renovação. “Estar em um ambiente escolar fortalece o nosso propósito. A música ensina ritmo, expressão, história e afeto — valores fundamentais que dialogam com a formação humana. Queremos mostrar que a arte pode e deve ser acessível a todos”, diz. A coordenadora destaca, ainda, a intenção de integrar os alunos do projeto às atividades promovidas pelo colégio: “Queremos participar dos eventos escolares e colaborar com as aulas de artes e música já existentes. Será uma troca muito rica para todos.”.

Do ponto de vista do Colégio Koeler, a parceria vem ao encontro da missão pedagógica da instituição, que sempre manteve a arte como pilar da formação de seus estudantes. “Acreditamos em projetos como esse como uma forma real de oferecer oportunidades a quem não teria acesso a uma educação musical formal. A presença física da associação em nossas instalações é uma oportunidade de aprendizado mútuo. É uma parceria onde todos ganham”, afirma o diretor Raphael Louro.

Embora a cessão do espaço esteja prevista até dezembro, o colégio avalia que a convivência com a ASMB abre portas para novas ações sociais e culturais futuras. “Mesmo que seja uma parceria temporária em termos físicos, a ASM é uma grande amiga do Koeler. Esse vínculo certamente continuará de outras formas”, acrescenta Louro.

Para além das aulas e ensaios, a expectativa é que, ao final dos seis meses, o projeto forme uma nova orquestra com número ampliado de alunos. “Sonhamos com uma grande apresentação no coração da cidade. Queremos encerrar esse ciclo com uma demonstração pública da potência transformadora da música”, conclui Jaqueline.

Com atuação em 13 núcleos pelo país e mais de 4 mil alunos ativos, a Ação Social pela Música do Brasil é hoje reconhecida por fundar e manter importantes grupos musicais, como a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, a Camerata Jovem do RJ e o Ensemble Carioca. Seu trabalho é sustentado por valores como integridade, respeito à diversidade, responsabilidade social e busca constante pela excelência.

Mais do que um espaço provisório, o Colégio Koeler se transforma, neste semestre, em um verdadeiro palco de oportunidades. Uma sala de aula onde partituras e sonhos se encontram — com a música como ponte para um futuro mais digno e igualitário.

SERVIÇO
CK Petrópolis - Colégio Koeler
Av. Koeler, 190
Centro, Petrópolis

Telefone: (24) 2242-0111
Instagram: @ckpetropolis (https://www.instagram.com/ckpetropolis/)
Site: https://ckpetropolis.com.br/ 

Fundado em 29 de agosto de 2017, por Amanda Arcosy, Raphael Louro e Thiago Kiefer, o CK tem como principal objetivo entregar uma educação inovadora para Petrópolis, atendendo da Educação Infantil (a partir de um ano de idade) ao Ensino Médio. Localizado em um dos pontos mais nobres da cidade, o colégio surgiu com o objetivo de transformar a educação tradicional e, para isso, se uniu ao Sistema de Ensino pH. Com um foco total no desenvolvimento das habilidades para o Século XXI, a Era do Conhecimento, o CK trabalha de forma integral, formando cidadãos para aprender a conviver, a se autogerenciar e prontos para interagir em uma sociedade com constantes e velozes mudanças.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024