Alunos da Comac assistem espetáculo no Centro de Cultura Raul de Leoni

A Rosa que gira a roda ganhou vida com o Grupo Teatral Povo do Cafundó

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 14/04/2023 10h39

Alunos da Comac assistem espetáculo no Centro de Cultura Raul de Leoni Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Na tarde de ontem, quinta-feira, 13 de abril, os alunos dos Projetos Juventude, Fortalecendo Vínculos e Caminhando Juntos atendidos pela Comac, assistiram à uma linda apresentação do espetáculo “A Rosa que gira a roda” no Centro de Cultura Raul de Leoni.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

O livro “A Rosa que gira a roda”, escrito pela premiada autora carioca Flávia Savary, conta uma história que se passa em Vila Aurora, onde o povo vivia de mau humor e por causa disso tudo congelou. Tudo, menos Rosa Acácia Margarida Miosótis Lilás Alfazema, que recebe a difícil tarefa de encontrar a roda que gira a vida de volta ao povo da Vila.

E assim ela faz, sai em busca da vida e nessa busca, Rosa gira em torno de várias “rodas”, roda de ciranda, roda da fortuna, roda de samba, entre outras, transformando o lugar e as pessoas onde vive, transmitindo uma mensagem de fé no ser humano.

Flávia Savary nasceu no Rio de Janeiro, é escritora, ilustradora e dramaturga. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e trabalha com literatura desde 1979. Como ilustradora e artista plástica participa de várias exposições nacionais e internacionais. Ganhou cerca de 80 prêmios literários, no Brasil e no exterior, inclusive o 1º lugar no Prêmio Ana Maria Machado, promovido pelo Centro de Pesquisa e Estudo de Teatro Infantil e o 1º lugar no Prêmio FNLIJ Lucia Benedetti 2012, como O Melhor Livro de Teatro.

Com uma história de otimismo, generosidade e humanidade, “A Rosa que gira a roda” é um livro para ser lido e encenado, por essa razão o Grupo Teatral Povo do Cafundó decidiu incluir a peça em seu repertório e levar as páginas desse livro para os palcos.

O Grupo Teatral Povo do Cafundó foi fundado pelos atores petropolitanos Simone Gonçalves e Sandro Rabello, e em 1999 estreou seu primeiro espetáculo “Viajando na Megera” e a partir daí montaram vários textos adultos. Em 2006, a atriz Simone Gonçalves foi convidada para participar da Cia. Teatro Livro Aberto, fundado pela escritora infanto juvenil Sylvia Orthof, quando começou seu interesse pelo universo do teatro infantil.

O espetáculo possui 16 personagens vividos por 05 atores. Esse revezamento dá ao espetáculo uma dinâmica divertida que prende atenção do público que assiste à transformação dos atores em personagens, já que os mesmos não saem de cena, tudo acontece ali, aos olhos da plateia.

A peça apresenta traços da cultura popular, tais como: o colorido da chita (tecido considerado um patrimônio cultural brasileiro), as rodas de ciranda (cantadas e dançadas nas cidades nordestinas), o samba (ritmo bem brasileiro), o Boi Bumbá e outros. Outra característica da peça e o humor e a ação que aquecem a peça do inicio ao fim. A montagem conta ainda com um repertório musical que mistura composições autorais a partir de letras da autora e clássicos da música brasileira.

“Ficamos sabendo da apresentação do espetáculo e logo corremos para nos organizarmos e levarmos nossos alunos, já que a atividade era gratuita. Acreditamos no teatro como canal de transformação social e cultural. Nossos alunos têm aulas de teatro, com a atriz e professora Nívea Seabra, nas suas grades na Comac. Sendo assim é vital que eles possam estar também do outro lado, ou seja, na plateia. A apresentação foi maravilhosa, os artistas petropolitanos realmente são impecáveis e nossos alunos ficara realmente muito felizes”, detalhou Fernanda Ferreira, presidente da Comac.

Após a apresentação os alunos conheceram a estrutura da Biblioteca Gabriela Mistral, que foi reaberta esta semana e para fechar o dia de atividades realizaram um piquenique na Praça Visconde de Mauá.

Os Projetos Juventude, Fortalecendo Vínculos e Caminhando Juntos são financiados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através da dedução fiscal pelo Imposto de Renda.

Mais informações sobre a Comac e formas de colaborar com a Instituição, basta entrar em contato por meio do WhatsApp: (24) 98826-6315 ou pelo telefone: (24) 4104-1062. A instituição tem também o site comac.org.br, Instagram e Facebook @comacdepetropolis.

SERVIÇO
COMAC de Petrópolis
Rua Doutor Sá Earp, 88 – parte A
25.625-073 Morin - Petrópolis/RJ



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024