Audiência Pública da educação reúne denúncias e elenca compromissos para ensino remoto e processo seletivo

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 03/03/2021 02h16

Audiência Pública da educação reúne denúncias e elenca compromissos para ensino remoto e processo seletivo Audiência Pública foi presidida pelo vereador Yuri Moura - Foto: ASCOM/CMP
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Mais de 1100 pessoas já assistiram à transmissão da Audiência Pública da Educação, no canal da TV Câmara, no Youtube. Realizada na noite de ontem, na Câmara Municipal, e com presença no plenário restrita devido à pandemia, a audiência, convocada e presidida pelo vereador Yuri Moura, debateu o ensino remoto na rede pública e a convocação dos aprovados no último processo seletivo de educadores.

 

Dentre os presentes, a secretária de educação, Márcia Palma, a Dra. Andrea Carius e o Dr. Marcílio Brito, ambos defensores públicos, Rose Silveira, representando o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (SEPE), Frederico Fadini, presidente do  Sindicato dos Professores de Petrópolis e região (SINPRO), Professor Jelcy Corrêa, presidente do Conselho Municipal de Educação (COMED), Sylvia Pereira, representando a União Estadual dos Estudantes Secundaristas (UEES), Gláucia Caire, da Liga dos Educadores, e Tatiana Lima, representando os pais, além dos vereadores Domingos Protetor, Eduardo do Blog e Gilda Beatriz. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Também houve participação remota com a leitura de perguntas vindas das redes sociais e pelo e-mail da Comissão de Educação. A maioria mostrou preocupação com a falta de professores. Pais receosos com as grades curriculares reduzidas e o cronograma de aulas insuficiente e professores cansados com a carga horária extensa.

 

Para o vereador Yuri, presidente da Comissão de Educação, existe uma carência na rede municipal e, por isso, há cerca de 1 mês, pediu informações sobre a falta de professores, mas não obteve retorno. A secretaria se comprometeu em entregar um relatório ainda nesta semana:

Esse cenário mostra como é fundamental a convocação imediata do processo seletivo realizado no passado, já que faltam professores. É uma dor dos pais e dos servidores, precisamos melhorar a plataforma mas também garantir um número adequado de profissionais.”, disse.

Sobre a plataforma, numa primeira etapa da audiência, a secretaria de educação apresentou o “Educa em Casa” e suas mudanças para 2021. Questionados sobre os problemas ainda encontrados, os representantes da pasta apresentaram algumas propostas, dentre elas, maior interação da plataforma com outras ferramentas como whatsapp, zoom e e-mail, além de revisão e apoio quanto à carga horária, capacitação e ajuda técnica aos professores.

 

Também foram discutidas melhorias para a modalidade EJA e educação inclusiva, além de estratégias sobre acesso aos materiais e conteúdo. Sobre isso, Yuri propôs o uso de internet dedicada, como a Secretaria Estadual de Educação (SEEDUC) tem feito. O vereador, inclusive, já fez uma indicação legislativa sobre o tema. Na prática, o governo municipal pagaria direto às operadoras para o uso da internet por estudantes e professores.

 

Outra indicação de Yuri, junto ao SEPE, prevê a compra de equipamentos para os servidores. Parte dela já foi acatada pela secretaria, que anunciou, no último fim de semana, o subsídio individual de R$ 3 mil, em parcela única, para a compra de notebooks.

 

Além dos questionamentos, prazos e propostas apresentadas, a audiência pública se desdobrará em um Relatório Compromisso, com ações e metas fixadas a serem cumpridas pela Secretaria Municipal de Educação. Para acompanhar este processo, foi criado um grupo de trabalho sobre o ensino remoto dentro da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos (CEADH)

O relatório vai nortear metas e compromissos que precisam ser cumprimos pela secretaria. Tivemos a presença da defensoria pública e de toda uma sociedade mobilizada, isso vai ajudar no acompanhamento e no pedido de celeridade das ações.”, apontou Yuri.

Sobre o calendário de retorno presencial, ainda na primeira quinzena de março, ocorrerá uma nova reunião. Entretanto, a preocupação em um retorno precoce foi consenso na audiência.

 

Confira alguns pontos firmados na Audiência Pública, que serão acompanhados pelo Grupo de Trabalho da CEADH:

 

  • Convocação imediata do processo seletivo de professores realizado em 2020.
  • Aprovação das indicações legislativas sobre aumento do Regime Especial de Horas Temporárias (RETH), apresentadas pelo vereador Yuri Moura.
  • Organização de um plano de implementação do 1/3 de planejamento para professores.
  • Garantia de capacitação e apoio técnico permanente para professores e alunos quanto ao ensino remoto.
  • Garantia de acesso: uso de internet dedicada e compra de equipamentos para servidoras e alunos.
  • Evolução no formato das aulas:  maior interação, ferramentas síncronas e atenção à defasagem do conteúdo de 2020 e avaliações.
  • Melhorias na relação das famílias com as unidades de ensino: acolhimento, orientação de estudo e informações.


Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024