Bernardo Rossi e Rodrigo Amorim buscam agilizar projeto que limita barulho de motos  no estado

PL de autoria de Bernardo foi apresentado em março de 2023

Por Redação, Agenda News

Publicado em 05/01/2024 14h39

Bernardo Rossi e Rodrigo Amorim buscam agilizar projeto que limita barulho de motos  no estado Divulgação
  Compartilhar

Após  o registro dos chamados "rolezinhos de Natal" em que centenas de motoqueiros causaram transtornos para moradores de diferentes cidades do Estado, o secretário de Estado de Governo Bernardo Rossi  e o deputado Estadual Rodrigo Amorim se reuniram para discutir  o assunto e buscar caminhos para agilizar a aprovação do projeto de Lei Barulho Zero, que tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro desde março do ano passado.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

O projeto, apresentado por Bernardo Rossi como deputado, fortalece as ações de fiscalização e  proíbe a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas em todo Estado do Rio de Janeiro. 
Bernardo e Amorim já conseguiram a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) – passo importante para a aprovação e trabalham para que o assunto seja submetido a votação e aprovado pelos parlamentares o quanto antes. O Projeto de Lei 495/2023 já tem também pareceres favoráveis das Comissões  de Meio Ambiente e Transportes.

“Este projeto já foi pensado por conta do incomodo que o excesso de barulho das motos provoca no dia a dia das pessoas. Situações inaceitáveis como as que ocorreram na noite de natal, com os chamados “rolezinhos”  em diferentes cidades do Estado, evidenciam a urgência de termos mais instrumentos para apertar a fiscalização e fortalecermos as ações de conscientização”, destaca o autor Bernardo Rossi. 

“O aumento do número de eventos como os “rolezinhos”, com muitos motociclistas fazendo barulho em horários inadequados, levou a uma tramitação mais rápida”, assinala Amorim. 

O texto prevê a realização de parcerias entre as Secretarias Estaduais da Polícia Militar e Polícia Civil, e Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade.

“É uma questão que precisa de uma legislação específica, pois impacta o dia a dia das pessoas, causando risco de prejuízos à audição do próprio condutor, e muitas vezes contribui por exemplo, para elevar os níveis de estresse de quem é obrigado a conviver com esse barulho”, explica  Bernardo Rossi. 

O deputado Rodrigo Amorim lembra que o foco maior do projeto não é o trabalhador que utiliza motocicletas.

“Na verdade, esses eventos, como os que tivemos no Natal em Petrópolis, causam transtorno e desordem nas cidades, e quem fica com a pecha de desordeiro é o trabalhador de aplicativo, o entregador. É preciso acabar com essa satanização”, diz Amorim. 

Bernardo Rossi assinala que o próprio PL aponta que, para fortalecer a fiscalização, o Executivo Estadual poderá firmar parcerias ou convênios com prefeituras em todo o Estado do Rio de Janeiro.

O texto destaca também que os fabricantes que possuem licença para comercializar os escapamentos de motor, por lei, precisam atender às normas estabelecidas na Resolução Conama, o que não impede adulterações posteriores. 

“Após a compra alguns condutores instalam acessórios que modificam o equipamento original. Com isso o veículo fica em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro. O projeto vem para reforçar os instrumentos para a fiscalização e para que as pessoas estejam mais conscientes do mal causado pela exposição aos ruídos excessivos”, destaca Bernardo Rossi.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.