Câmara Municipal aprova indicação pelo tratamento precoce contra Covid-19

Somente um vereador vota contra

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 05/03/2021 01h59

Câmara Municipal aprova indicação pelo tratamento precoce contra Covid-19 Câmara Municipal de Petrópolis - Ilustrativa
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Apesar da falta de comprovação científica e posicionamentos contrários da Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto ao uso da ivermectina no tratamento precoce à Covid-19, a Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, na noite de ontem (3), uma indicação legislativa que prevê a compra e distribuição do medicamento pelo município, sob a justificativa de profilaxia.


 
A indicação legislativa, votada em regime de urgência, é do vereador Octávio Sampaio (PSL), mas foi defendida por outros vereadores, como o Dr. Mauro Peralta (PRTB), presidente da comissão de saúde da casa, pela qual a matéria não tramitou. Foram 11 votos favoráveis. Apenas um vereador se posicionou e votou contra: Yuri Moura (PSOL). Gil Magno e Júnior Paixão, ambos da Democracia Cristã, estavam ausentes, enquanto Fred Procópio (PL), na condição de presidente da sessão, não votou. 

 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Para Yuri, a aprovação da indicação é surpreendente e irresponsável, já que, a principal agência reguladora do país, a Anvisa, não reconhece eficácia no uso da mediação no tratamento precoce à Covid-19: 

É inaceitável que uma casa de interesse público, como a Câmara, indique ao legislativo  a compra e distribuição de medicamentos sem comprovação científica e não regulado pela Anvisa para este fim. É uma sinalização muito ruim, que coloca a população em posição de cobaia, justamente no momento de piora da pandemia e com recordes de mortes no Brasil. Além disso, fingir que existe um remédio que salva, prejudica o engajamento pelo distanciamento social. O que salva é a vacina, uso de máscaras e seguir as demais recomendações para evitar o contágio ”, disse. 

Cabe ao município acolher ou não a indicação legislativa. A ivermectina já é distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS), mas para outros fins. A matéria aprovada pode levar ao gasto da Secretaria de Saúde na compra de maior quantidade deste medicamento.

Conversarei com o prefeito e secretário de saúde. O governo municipal teve sensibilidade em aderir ao consórcio das vacinas, medida que propomos há algumas semanas. Tenho certeza que nos ouvirão novamente”, concluiu Yuri.

Em nota, a Secretaria de Saúde lembrou que:

Não há recomendação médica de medicamentos para tratamento precoce de pacientes com sintomas de coronavírus, portanto, não haverá qualquer orientação neste sentido na rede de saúde. Em caso de sintomas, há indicação de uso de analgésicos e antitérmicos (se houver dor e febre), hidratação e repouso. Antibióticos só são receitados se for constatada infecção secundária".



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024