Cancela automática da Ponte Fones já está pronta para operação

Outros dois equipamentos estão sendo instalados no corredor do Rio Quitandinha, assim como sirene

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 20/01/2023 19h51 - Atualizado em 20/01/2023 19h51

Cancela automática da Ponte Fones já está pronta para operação Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

A Prefeitura de Petrópolis, finalizou a instalação da primeira cancela automática das três que serão instaladas no corredor entre as ruas Coronel Veiga e Washington Luiz, nesta quinta-feira (19/01). A cancela já está pronta para operação em caso de risco de transbordamento do Rio Quitandinha. A ação é uma das medidas previstas do Protocolo de Inundação, que faz parte do Plano de Contingência para o verão.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

“Seguimos trabalhando para fazer de Petrópolis uma cidade cada vez mais resiliente. A instalação do sistema de alarme e alerta garante uma nova camada de proteção, bem como outras ações, como as ilhas de segurança, a comunicação direta com os comerciantes e o treinamento que a Defesa Civil realizou junto aos motoristas de ônibus”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

As cancelas serão acionadas automaticamente pelos agentes da Defesa Civil por meio do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop), de acordo com as análises do tempo e do volume dos rios. As outras duas cancelas serão posicionadas nas Duas Pontes e a outra na altura da UPA Centro, entre as ruas Rocha Cardoso e Washington Luiz. 

Ilhas de segurança já têm sinalização horizontal

Com o tempo firme nos últimos dias, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) está realizando a sinalização horizontal das ilhas de segurança. Além da pintura sobre o asfalto, a sinalização vertical já havia sido instalada em dezembro, com placas que apontam os locais seguros, orientando os motoristas.
 
A Defesa Civil também está instalando duas sirenes para alertar sobre a possibilidade de inundações. Uma delas já está instalada na subida da Rua Nelson de Sá Earp, no Centro. Uma outra será colocada na Rua Coronel Veiga, nas imediações da Escola Municipal Jamil Sabrá. 

As sirenes para inundação serão acionadas em caso de risco iminente de transbordamento do rio, e a localização foi definida de acordo com estudos elaborados pela Defesa Civil em conjunto com a empresa responsável pela instalação do sistema.  

“É importante a população entender que quando falamos de sirenes há uma diferença. Temos as sirenes de deslizamento e temos as sirenes de inundação. A partir de agora, o primeiro distrito será contemplado com este sistema, com o objetivo de alertar a população sobre casos de alagamentos e preservar vidas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Gil Kempers.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024