Casa G20: Pai da Economia Azul apresenta oportunidades para o Governo do Rio potencializar desenvolvimento sustentável

Economista belga Gunter Pauli lança livro que tem o Rio de Janeiro como exemplo para economia competitiva, de recuperação de recursos naturais e de gestão social

Por Redação, Agenda News

Publicado em 26/03/2024 16h10 - Atualizado em 26/03/2024 16h10

Casa G20: Pai da Economia Azul apresenta oportunidades para o Governo do Rio potencializar desenvolvimento sustentável Divulgação
  Compartilhar

É possível tornar o Rio de Janeiro mais maravilhoso, irresistível e inspirador? Segundo o economista belga Gunter Pauli, além de ser possível, o estado está pronto para assumir a liderança política e dar os próximos passos na direção de uma economia competitiva, que recupera os recursos naturais e atende às questões sociais. Os caminhos para tornar isso realidade deram origem ao livro “Envigorando o Rio de Janeiro - como surge uma nova economia competitiva que recupera o ecossistema ao mesmo tempo que aborda necessidades sociais urgentes”, lançado nesta terça-feira (26), na Casa G20, em Ipanema, Zona Sul do Rio.  

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

A produção conta com a participação do Professor Lúcio Brusch e é fruto de um trabalho iniciado em janeiro, na Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. Após o lançamento do livro, com palestra que debateu os temas abordados, o material será disponibilizado gratuitamente no site da Secretaria. Para o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, é uma honra e um orgulho para o Rio de Janeiro contar com a atenção e contribuição de Gunter Pauli.

– O Gunter poderia estar em qualquer outro lugar do mundo, mas escolheu o Rio de Janeiro, que é tão diverso em suas riquezas naturais e questões sociais. Não se trata de projetos-pilotos, mas de indicações já existentes e que geram impacto econômico na vida de milhões de pessoas e podem ser aplicados aqui -- disse Rossi.

O livro, com mais de 200 páginas, está organizado em 15 capítulos e dividido em cinco blocos de assuntos: a contextualização das abordagens, a  economia azul e as novas economias do mar, comportamento do consumidor, as florestas do Rio de Janeiro como potencial econômico e, por fim, economia energética.

Gunter Pauli afirma que o livro “Envigorando o Rio” é um convite aos cidadãos criativos e ousados do Estado do Rio de Janeiro a criar o caminho revigorante para o futuro que todos esperam.


Quem é Gunter Pauli

Gunter Pauli é um economista belga, criador do conceito Economia Azul, uma vez que foi o primeiro a escrever sobre esta ideia em 2009, no seu best-seller “A Economia Azul”, com mais de 1.4 milhão de exemplares vendidos. 

É considerado o "o Steve Jobs da sustentabilidade" por  incentivar novos modelos de negócios para comunidades, com retornos sólidos para os investidores e economia regenerativa do meio ambiente. Seus esforços abrangem negócios, cultura, ciência e educação. Ele passou dez anos projetando métodos de aprendizagem inovadores, que foram testados, usados e apresentaram resultados positivos com mais de 300 mil crianças e 8 mil professores, no Brasil, Colômbia, Egito, Japão, Alemanha e África do Sul.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.