Com 167 anos recém completados, Guia de Pacobaíba volta a ter ar turístico após início das revitalizações

Prefeitura iniciou o trabalho em abril, mês de aniversário da 1ª estação ferroviária do Brasil

Por Lucas Gomes, Agenda News

Publicado em 20/06/2021 02h55 - Atualizado em 20/06/2021 09h56

Com 167 anos recém completados, Guia de Pacobaíba volta a ter ar turístico após início das revitalizações Guia de Pacobaíba-Phelipe Santos/Prefeitura de Magé
  Compartilhar

Um dos mais belos patrimônios de Magé, a Estação Ferroviária de Guia de Pacobaíba sempre foi um dos lugares favoritos para os mageenses. Seja pelo contexto histórico ou pela bela vista da Baia de Guanabara, o local sempre teve muitos visitantes.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

Um dos mais belos patrimônios de Magé, a Estação Ferroviária de Guia de Pacobaíba sempre foi um dos lugares favoritos para os mageenses. Seja pelo contexto histórico ou pela bela vista da Baia de Guanabara, o local sempre teve muitos visitantes.

Apesar do sucesso local, a estação sofreu com a falta de reparos durante os anos. Com pinturas falhadas e falta de manutenção básica, o monumento dedicado a memória brasileira sofria sem o seu devido cuidado. Idealizada por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, a malha que começava na antiga estação tinha 14,5 quilômetros, ligava Mauá a Fragoso e foi importante para a rota do ouro e de especiarias, além de meio de transporte para a Família Real, que atravessava a Baia de barco para embarcar no trem rumo a Petrópolis.

Na época do aniversário da estação, a Prefeitura de Magé conversou com o Iphan sobre o Termo de Gestão Compartilhada do local, que foi assinado em 2014. Em um texto publicado acerca do tema pela Prefeitura em abril, o Diretor do Departamento de Cultura da cidade, Alexsandro Rosa comentou que o plano de trabalho criado naquela época “perdeu a validade uma vez que o patrimônio não se encontra nas mesmas condições de então” e que, por isso, é preciso revê-lo.

Mesmo com essa indefinição, as mudanças provocadas pelo início dos trabalhos de revitalização já são bem visíveis. Agora, o patrimônio histórico conta com quatro vigias que revezam durante 24 horas. Além deles, há também uma equipe responsável pela limpeza do local. Segundo Alexsandro Rosa, a ideia é usar o ambiente também para práticas socioeducativas. Uma das expectativas da Prefeitura é a de que a população de Mauá se mobilize e ajude a cuidar do seu patrimônio.

 

 

 



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.