Defensoria Pública, Prefeitura e moradores do Morro da Oficina discutem critérios do Programa “Recomeço Seguro”

Critérios de compensação para moradores serão debatidos com o apoio da Defensoria Pública

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 19/01/2023 09h46

Defensoria Pública, Prefeitura e moradores do Morro da Oficina discutem critérios do Programa “Recomeço Seguro” Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Mais de 100 moradores do Morro da Oficina se reuniram na manhã desta quarta-feira (18) com o prefeito Rubens Bomtempo, secretários e técnicos de governo e a defensora pública Lívia Correa. A reunião iniciou as discussões sobre os critérios de compensação referentes à área do lote 2, que contempla o trecho entre as ruas Hercília Moret e a Frei Leão.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

Na segunda reunião do Programa “Recomeço Seguro” com os moradores, ficou definido que haverá encontros semanais com o objetivo de discutir e definir os critérios de compensação referentes aos imóveis que serão demolidos, garantindo a execução da obra e a segurança das casas. Serão feitos agendamentos por grupos, separados por localidades e servidões, com dia e horários marcados. O chamamento será individual por família para apresentar a situação do imóvel.

“Toda fase de projeto da obra foi feita com a participação dos moradores. Foram mais de dez reuniões, além de visitas técnicas para chegarmos ao projeto final das obras. Agora, vamos começar mais um processo democrático para garantir a transparência e legitimidade na construção do processo compensatório. Para legitimar todo esse processo, nós convidamos a Defensoria Pública. Queremos que os moradores além de participar de todo o processo se sintam seguros”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Obras entre Hipershopping e Hercília Moret já começaram

No trecho entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret, as obras já começaram. O prefeito Bomtempo vai criar um grupo com moradores da região para monitorar e fiscalizar as intervenções, que tiveram início no dia 6 de janeiro. Esse grupo também vai participar de reuniões e vistorias quinzenais.

Também participaram da reunião os representantes da Águas do Imperador e Enel Distribuição Rio.

“É importante que a Defensoria Pública esteja presente para acompanhar como esse processo vai acontecer, como essas pessoas serão cientificadas dos critérios e quais serão os valores que elas receberão.  Para que elas possam sair para um local seguro, fora das áreas de risco.  Que elas consigam recomeçar a vida”, disse a defensora pública, Lívia Correa.

Entenda as obras no Morro da Oficina

As intervenções, complexas e de grande porte, foram divididas em três etapas e prevêem barreiras dinâmicas, drenagem, cortina atirantada e muros de gabião.

Lote 1: No dia 6/1, começaram as intervenções na encosta ao longo do trecho entre o Hipershopping e a Rua Hercília Moret, para proteção da Escola Municipal José Fernandes da Silva, do Pronto Socorro Leônidas Sampaio e das moradias.

Lote 2: Na mesma data, o prefeito também autorizou a licitação para o projeto de execução da obra que contempla o trecho entre as Ruas Professora Hercília Moret e Frei Leão.

Lote 3: Está em fase de projeto o trecho que contempla o trecho do início da Rua Frei Leão até a Oswero Vilaça.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024