Delegado de Polícia que extorquia comerciantes da Rua Teresa tem os bens bloqueados pela justiça; ele também foi afastado do cargo

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 22/07/2021 10h36 - Atualizado em 22/07/2021 10h40

Delegado de Polícia que extorquia comerciantes da Rua Teresa tem os bens bloqueados pela justiça; ele também foi afastado do cargo Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

O delegado de polícia Maurício Demétrio Afonso Alves e os agentes públicos que fazem parte do grupo criminoso que extorquia comerciantes da Rua Teresa tiveram os bens bloqueados pela justiça. A decisão é da 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital que também determinou o afastamento dos cargos dos réus. O valor que deve ser bloqueado é de R$ 2.8 milhões. A justiça também determinou a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos 11 investigados no processo.

O pedido foi feito pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) que abriu ação civil pública para investigar o caso. O delegado Maurício Demétrio Afonso Alves, três policiais civis, um perito criminal e outras seis pessoas são investigados por atos de improbidade administrativa.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Em junho durante a Operação Carta do Corso deflagrada pelo MP, seis pessoas foram presas: o delegado, policiais civis e uma comerciante da Rua Teresa. Durante os mandados de busca e apreensão foram encontrados nos endereços do delegado três veículos de luxo blindados, mansões na Costa Verde, dezenas de relógios e a grandes quantias em espécie – entre elas R$ 250.000,00 – que estava em seu apartamento em condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro.

De acordo com o Ministério Público, a organização criminosa era chefiada pelo delegado Maurício Demétrio, que era titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM), que aparelhou a estrutura da Polícia Civil para praticar diversos atos ilícitos, incluindo a omissão dos agentes estatais (além de Maurício, os três policiais civis e um perito criminal) no combate ao crime, em troca do recebimento de vantagens ilícitas.

O grupo agiu entre os anos de 2018 e 2021 extorquindo os comerciantes que vendiam roupas piratas. Segundo o Ministério Público, ao invés de reprimir a prática de pirataria na Rua Teresa, os acusados exigiam dos lojistas o pagamento de vantagens financeiras para que pudessem continuar comercializando as roupas falsificadas.

De acordo com o MP, além de Maurício Demétrio também são réus na ação civil pública os policiais civis Celso de Freitas Guimarães Junior, Vinicius Cabral de Oliveira e Luiz Augusto Nascimento Aloise, o perito criminal José Alexandre Duarte, Alex Sandro Gonçalves Simonete, Ana Cristine de Amaral Fonseca, Rodrigo Ramalho Diniz, Ricardo Alves Junqueira Penteado, Alberto Pinto Coelho e Verlaine da Costa Pereira Alves.

O Ministério Público aponta os policiais e o perito como os executores das diligências em represália aos lojistas que se recusavam a pagar os valores exigidos, enquanto os comerciantes Alex Sandro, Ana Cristine e Rodrigo eram responsáveis pela operação do esquema ilegal, recolhendo os valores cobrados pela organização e ameaçando os lojistas para que fizessem os pagamentos.

Ainda de acordo com o MP, os réus Ricardo, Alberto e Verlaine, apesar de não integrarem formalmente a organização, figuram no polo passivo da ação pelo exercício de atividades relevantes à consolidação dos atos ilícitos praticados, concorrendo de forma direta e eficaz para a consumação das ilegalidades. De acordo com a ação, o advogado Ricardo teve papel relevante no planejamento e execução das duas fases da Operação "Raposa no Galinheiro". Já Alberto e Verlaine atuaram de forma incisiva na lavagem de dinheiro da organização criminosa, permitindo a ocultação de patrimônio oriundo de crimes.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024