INEA inicia dragagem e desassoreamento em Lago do Parque São Vicente

Programa Limpa Rio segue também no Lago de Nogueira e rios de Petrópolis, Friburgo e Teresópolis 

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 02/05/2024 12h37

INEA inicia dragagem e desassoreamento em Lago do Parque São Vicente Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade  e do Instituto Estadual do Ambiente - Inea, está iniciando a dragagem e o desassoreamento do Lago do Parque São Vicente - região do Quitandinha, em Petrópolis. A atuação do Programa Limpa Rio atende a uma demanda de moradores e acontece em paralelo à limpeza e desassoreamento no lago de Nogueira –  importante ponto no segundo distrito de Petrópolis, onde os trabalhos vem sendo realizados desde o início de abril.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

- É uma determinação do governador Cláudio Castro que o estado esteja cada vez mais presente nos municípios, com serviços afinados às demandas da população. Quando falamos do programa Limpa Rio, estamos falando da manutenção em rios e também de recuperação ambiental, que é o que temos, por exemplo, com o trabalho de desassoreamento e limpeza nos lagos de Nogueira e do Parque São Vicente  – assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.


 O Inea também mantém equipes do programa trabalhando na dragagem e desassoreamento de rios em mais três pontos de Petrópolis, assim como em outros municípios da Região Serrana, como Teresópolis e Nova Friburgo. 


- São mais de 117 mil metros cúbicos de detritos já removidos de rios, canais e lagos, somente considerando os serviços nestas três cidades  - explica Bernardo. 


- São sete equipes atuando simultaneamente nestas três cidades.  É um trabalho realizado de forma permanente com o Limpa Rio ao longo do ano. A dragagem e o desassoreamento são fundamentais pela questão ambiental e também para a infraestrutura dos municípios, para que estejam preparados para o período de chuvas  – assinala o presidente do Inea, Renato Jordão.  


Em Petrópolis, além da limpeza dos dois lagos, as equipes do Limpa Rio atuam de forma simultânea em outros pontos críticos: nos Rios Piabanha, próximo a localidade conhecida como “Frias”; e nos Rio Araras e Maria Comprida. Em Nova Friburgo a dragagem e o desassoreamento está em andamento no Rio Bengalas, de onde já foram retirados mais de 34 mil metros cúbicos de detritos. Em Teresópolis, a frente de trabalho atua no Rio Parquequer, de onde foram removidos mais de 14 mil metros cúbicos de material. 


- É um trabalho importante que intensificaremos no período de estiagem, que se aproxima, mas que o Inea realiza o ano inteiro, como parte das ações para mitigarmos o impacto das chuvas nas cidades – assinala o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024