Operação conjunta do Inea, Polícia Federal e Capitania dos Portos reprime pesca irregular em área protegida de Niterói

Equipe apreendeu 50 quilos de pescados, dentre os quais, uma espécie ameaçada de extinção cuja pesca é proibida no Brasil

Por Redação, Agenda News

Publicado em 28/03/2024 21h34

Operação conjunta do Inea, Polícia Federal e Capitania dos Portos reprime pesca irregular em área protegida de Niterói Divulgação
  Compartilhar

Cerca de 50 quilos de pescado, dentre as quais uma raia viola brasileira (Pseudobatos horkelii) espécie criticamente ameaçada de extinção e  cuja pesca é proibida no Brasil, foram apreendidos em uma operação realizada nesta quarta-feira (27/3) pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em conjunto com a Polícia Federal e a Capitania dos Portos, em área marinha do Parque Estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. A ação teve como objetivo reprimir a pesca irregular no período que antecede o feriadão da Semana Santa, quando  o consumo de pescado aumenta. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

Os técnicos e os agentes percorreram a enseada do Bananal, na Praia de Itacoatiara,  onde a pesca é proibida por se tratar de unidade de conservação de proteção integral. A equipe flagrou embarcações praticando a captura irregular de pescados. No barco onde foi encontrada a espécie ameaçada de extinção, dois pescadores foram detidos e levados para a Delegacia da Polícia Federal onde prestaram esclarecimentos. Eles foram autuados pelo Inea e responderão por crime ambiental. A Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, envolvida na operação, apreendeu três embarcações  por documentação irregular.

“A Enseada do  Bananal está inserida no Parque Estadual da Serra da Tiririca onde a prática pesqueira é proibida.  Nessa parte marinha é permitida apenas visitas para fins de pesquisa. Vamos continuar monitorando toda a região neste Feriadão da Semana Santa”, afirmou o gestor do Parque Estadual da Serra da Tiririca,Ricardo Voivodic.

Os pescados apreendidos foram avaliados por médico veterinário que atestou que as espécies estão saudáveis  e aptos para o consumo humano. Por isso  foram doados para Associação de Moradores de  uma comunidade de Niterói.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.