O Comitê Gestor de Redução de Riscos de Desastres é composto por representantes do Gabinete do Prefeito e das secretarias de Proteção e Defesa Civil, Obras, Assistência Social, Meio Ambiente, Saúde, Serviços e Ordem Pública, Habitação e Comdep. O grupo vai se reunir regularmente para as ações de planejamento do PMRR.
Em Petrópolis, os estudos diagnósticos e os trabalhos de campo do PMRR serão executados pelo Consórcio Tetra Tech-Reconverte, sob supervisão do Comitê Gestor Municipal. “O plano irá identificar, analisar e mapear riscos geo-hidrológicos, definindo as áreas mais vulneráveis da cidade. Será um documento importante. Com este novo PMRR, em parceria com a ONU e o Governo Federal, teremos as ferramentas técnicas mais modernas para garantir uma Petrópolis mais resiliente e segura para o futuro”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O PMRR terá quatro etapas: planejamento, mapeamento das áreas e oficinas comunitárias, medidas estruturais e não estruturais e o relatório final. “Temos todo um cronograma de ações com levantamento de dados, mapeamento das áreas e as oficinas comunitárias para envolvimento da população e audiência pública para a apresentação dos trabalhos”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
Petrópolis já possui um PMRR, porém não contempla toda a extensão territorial da cidade e também não possui o mapeamento de áreas vulneráveis às inundações, que é o grande diferencial deste novo modelo. O primeiro PMRR desenvolvido em Petrópolis é de 2007, apenas do primeiro distrito, depois em 2017 foi realizado um com o restante dos distritos, e por último em 2025 foi entregue um novo plano do primeiro distrito.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você!
Estamos no
Instagram, no
Facebook e no
YouTube!
Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.