Entre os destaques está a apresentação de dança do Colégio Estadual Condessa do Rio Novo, de Três Rios, em que as alunas vão coreografar a música “Não Vadeia”, de Clementina de Jesus, inspiradas no livro “Quelé, voz de cor”, distribuído aos estudantes neste ano letivo. Já os alunos do Colégio Estadual Princesa Isabel, de Petrópolis, realizarão duas performances, declamando poesias baseadas no livro “Vasto Mundo”, que abordam temas como protagonismo feminino e reencontros de vida.
“O Sarau Literário é mais do que uma celebração cultural, é uma demonstração do trabalho pedagógico que vem sendo desenvolvido nas escolas para que o livro ocupe um lugar central no processo de aprendizagem. Quando os estudantes têm a oportunidade de transformar a leitura em expressão artística, como poesia, teatro ou dança, eles constroem sentidos, desenvolvem a criatividade e se reconhecem como sujeitos ativos na descoberta do mundo”, explica a subsecretária de Gestão de Ensino, Joilza Rangel Abreu.
A iniciativa
O Sarau Literário está sendo realizado em todas as Diretorias Regionais da Seeduc-RJ. Ao todo, mais de 3 mil pessoas participaram nos eventos realizados em São Gonçalo (Metropolitana II), Niterói (Baixadas Litorâneas), Volta Redonda (Sul Fluminense), Natividade (Noroeste Fluminense), Campos dos Goytacazes (Norte Fluminense), Vassouras (Centro-Sul), Nova Friburgo (Serrana II).
Os próximos eventos acontecem nas cidades do Rio de Janeiro/Engenho de Dentro (7 de agosto), São João de Meriti (27 de agosto), Duque de Caxias (29 de agosto), Nova Iguaçu (1º de outubro), Rio de Janeiro/Campo Grande(2 de outubro) e Rio de Janeiro/Parque Garota de Ipanema (3 de outubro).
De acordo com a superintendente pedagógica da Seeduc-RJ, Flavia Costa, os saraus estão levando a literatura para além dos muros da escola, envolvendo não apenas estudantes e professores, mas também famílias e a população da cidade. “A cada nova apresentação, percebemos como esse trabalho vai ganhando forma com a identidade dos projetos desenvolvidos nas escolas. Acreditamos que, ao chegar no fim do ano, teremos consolidado uma trajetória ainda mais sólida em torno da leitura”, destacou.
Distribuição de livros
O Sarau Literário integra o Programa Educação do Amanhã, da Seeduc-RJ, voltado à recomposição das aprendizagens. Os eventos dão protagonismo aos projetos desenvolvidos em sala de aula para estimular a leitura, habilidade reconhecida como ponto de partida para o desenvolvimento de competências essenciais, como interpretação, reflexão e argumentação.
No contexto da recomposição das aprendizagens, a leitura literária ocupa um lugar estratégico: por meio da coleção Literatura a Vapor, do Grupo Eureka, distribuída às escolas da rede estadual, estudantes e professores têm acesso a uma proposta híbrida — que reúne livros físicos, audiobooks, conteúdos digitais e materiais pedagógicos de apoio.
As obras disponibilizadas aos estudantes neste ano letivo foram “Com quantas asas se faz um cachorro?”, “Vasto mundo”, “Gandhi – minha vida é minha mensagem”, “Vozes livres” e “Quelé, a voz da cor”, que contribuem com as competências listadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
“As obras foram cuidadosamente selecionadas para despertar o interesse dos estudantes. A leitura é o motor para o desenvolvimento do pensamento crítico e da expressão criativa, contribuindo de forma significativa para a retomada e o fortalecimento das aprendizagens nas escolas públicas”, afirma Malu Carvalho, especialista em leitura do Grupo Eureka.
No início do ano, centenas de agentes de leitura participaram de encontros pedagógicos. Esses profissionais têm como missão incentivar a prática da leitura entre os estudantes, ao promover atividades como rodas de leitura, clubes do livro e contação de histórias.
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