Petropolitanas são empossadas na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 26/04/2024 15h35

Petropolitanas são empossadas na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura Da esquerda para a direita: Vanessa Siqueira, Elsie-Elen Loureiro e Hiroko Mochizuki - Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

No dia 29 de abril, um evento de grande significado para a comunidade acadêmica e cultural acontecerá no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção da OAB/RJ - Barra da Tijuca. Três ilustres petropolitanas, Hiroko Mochizuki, Elsie-Elen Loureiro de Carvalho e Vanessa Siqueira Areal, serão empossadas na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (ABRASCI). A solenidade também celebrará o 524º Aniversário do Descobrimento do Brasil, ocorrido recentemente em 22 de abril.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

A ABRASCI, fundada em 1910, é uma instituição cultural sem fins lucrativos dedicada à valorização, promoção e difusão dos valores morais e intelectuais daqueles que contribuem para o avanço do país. Contando com uma lista ilustre de acadêmicos, a ABRASCI tem como missão manter viva a chama do patriotismo brasileiro, homenageando indivíduos por suas notáveis contribuições à sociedade.

Na mesma solenidade, diversas personalidades e autoridades também serão agraciadas com a Comenda Homem de Honra. Entre os homenageados, destacam-se:

- Cônsul Takashi Manabe: Cônsul Geral do Japão para o Estado do Rio de Janeiro.
- Ex-Ministro, Senador e Deputado Federal Bernardo Cabral: Relator Geral da Constituinte da Assembleia Nacional, aprovada há 35 anos sob a liderança do saudoso Deputado Federal, Dr. Ulisses Guimarães.
- Dr. Rodrigo Melo do Nascimento: Presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.
- Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo da Costa Paes.

A ABRASCI também é reconhecida por suas importantes ações voltadas ao resgate da memória histórica e à preservação das tradições culturais e cívicas, tanto nacional quanto internacionalmente. Entre essas ações destacam-se o traslado dos despojos de D. Pedro I de Portugal para o Brasil, o tombamento e restauração da casa do Marechal Deodoro, o traslado da espada do General Osório e a restauração da casa da fazenda do Morumbi.

Este evento não apenas reconhece o mérito individual, mas também fortalece o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, culta e patriótica. A posse das novas membros e a celebração do Descobrimento do Brasil serão momentos de reflexão e inspiração para todos os presentes, reforçando o compromisso com o desenvolvimento intelectual e cultural do país.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024