População de micos-leões-dourados pode estar aumentando no Rio de Janeiro, segundo pesquisa científica

Projeto Sagui Leão Rosalia revela resultados preliminares promissores na conservação da espécie ameaçada

Por Redação, Agenda News

Publicado em 20/06/2023 12h09

População de micos-leões-dourados pode estar aumentando no Rio de Janeiro, segundo pesquisa científica Divulgação/Concer
  Compartilhar

Uma pesquisa científica com micos-leões-dourados, ameaçados de extinção, indica, pelos resultados preliminares, que a população da espécie pode estar aumentando em unidades de conservação do Rio de Janeiro, inclusive na serra de Petrópolis. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

A pesquisa é conduzida pelo veterinário Eduardo Rubião, da ONG Pantharpia, por meio do Projeto Sagui Leão Rosalia, e já registrou diversos grupos de animais, com 13 deles capturados para avaliação clínica, biometria, pesagem, sexagem, marcação (microchip, tatuagem, colar numerado), coleta de material biológico (sangue, pelos, fezes) à identificação de agentes etiológicos e estudo genético. Os animais são soltos logo em seguida nos mesmos locais de captura.

Neste mês do Meio Ambiente, uma fêmea de mico-leão-dourado foi encontrada na Serra de Petrópolis, em trecho do Refúgio Silvestre da Serra da Estrela, unidade administrada pelo Inea. Depois de identificada, ela foi devolvida à natureza no ultimo dia 15.

A pesquisa tem o apoio da Concer e do Inea.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.