Prefeitura de Petrópolis adota medidas restritivas para evitar colapso da rede de saúde a partir desta sexta-feira (5)

Decreto proíbe a permanência de pessoas em áreas públicas das 22h às 5h e determina outras medidas

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 05/03/2021 04h32 - Atualizado em 05/03/2021 04h50

Prefeitura de Petrópolis adota medidas restritivas para evitar colapso da rede de saúde a partir desta sexta-feira (5) Divulgação/PMP
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

O prefeito interino Hingo Hammes anunciou na noite desta quinta-feira (04.03), ao lado do secretário municipal de Saúde, Aloisio Barbosa, um pacote de medidas restritivas com o objetivo de conter os casos de Covid-19 e prevenir uma eventual sobrecarga, ou mesmo o colapso no sistema de saúde de Petrópolis - o que já ocorre em municípios vizinhos. O decreto que será publicado nesta sexta-feira (05.03) e entra em vigor imediatamente determina que comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, mesmo os que funcionam em shoppings e centros comerciais, devem fechar às 22h (sem clientes a partir deste horário). Durante o horário de funcionamento (autorizado das 5h às 22h), os mesmos devem respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Pistas de dança seguem proibidas. Também passa a ser proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida. A fiscalização terá o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. As medidas serão mantidas até 15 de março.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

A Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública irá intensificar também a fiscalização sobre os estabelecimentos, verificando o cumprimento dos decretos, e adotará medidas mais duras, como a interdição do estabelecimento em caso de descumprimento das regras. A Prefeitura também fará uma campanha de conscientização da população e utilizará as sirenes de alerta e alarme da Defesa Civil com mensagens aos moradores de comunidades.     

 

Leia: UPA Cascatinha volta a ser UPA Vermelha nesta sexta (5)

 

As medidas foram anunciadas durante reunião que contou com a participação de infectologistas da rede pública do município, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades ligadas à hotelaria e setores de alimentação e eventos.

O monitoramento diário da situação da covid-19 na cidade apontou um aumento na demanda por atendimento nos pontos de apoio após o carnaval, assim como nas internações. A situação está estável no momento, mas precisamos atuar para evitar em Petrópolis o que temos visto nos municípios do entorno e em boa parte do país. As medidas anunciadas hoje são preventivas, mas fundamentais para que possamos conter a propagação da doença”, afirma o prefeito interino Hingo Hammes, destacando a que população tem um papel importante no combate a pandemia.

Mais do que nunca, precisamos que a população nos ajude a conter a pandemia. É importante lembrar que nada que fizermos será suficiente se a população não colaborar, mantendo as medidas de prevenção, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento social, evitando as aglomerações”, frisa o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020. 

 

PMP vem reivindicando envio de mais doses de vacina

Em outra frente, o prefeito interino Hingo Hammes vem reivindicando junto ao Estado e ao Ministério da Saúde o envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19. O assunto esteve na pauta de uma reunião no Ministério da Saúde na semana passada.

Temos buscado de todas as formas acelerar o envio de vacinas para que tenhamos doses suficientes para ampliar a vacinação e desta forma mais pessoas estejam protegidas”, frisa o prefeito interino Hingo Hammes, que esta semana também aderiu ao movimento da Frete Nacional de Prefeitos para a criação e um consórcio para a aquisição de vacinas.  

Desde a chegada do primeiro lote de vacinas, em 19 de janeiro, Petrópolis recebeu doses suficientes para vacinar 18.940 pessoas, considerando a última remessa vacinas CoronaVac, recebida nesta quinta-feira (04.03). O total de vacinas recebidas até o momento, corresponde a pouco mais de 6% da população petropolitana e permite a vacinação de 63% do público que faz parte da 1ª fase do Plano Nacional de Vacinação, estimado em Petrópolis em 30 mil pessoas. Com a chegada de novas doses, o município vai ampliar, no início da próxima semana, o público a ser vacinado, ainda atendendo o público previsto na primeira fase da campanha.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024