Prefeitura rescinde contrato com fornecedora de carne estragada após vereador cobrar informações sobre problemas nas escolas da rede municipal de ensino

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 06/05/2023 10h55 - Atualizado em 06/05/2023 10h58

Prefeitura rescinde contrato com fornecedora de carne estragada após vereador cobrar informações sobre problemas nas escolas da rede municipal de ensino Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

O vereador Hingo Hammes formalizou nesta semana ao governo municipal requerimento de informações sobre problemas na entrega de carne bovina e peixe para alimentação de estudantes da rede municipal de ensino. O problema vem sendo verificado em fiscalização do parlamentar em escolas e creches do município. Os itens são obrigatórios, previstos no cardápio elaborado com base em diretrizes federais para o atendimento das demandas nutricionais dos estudantes.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Hingo Hammes constatou que a entrega de ovos e frango está regularizada e as unidades têm recebido carne moída uma vez por semana. “Há, no entanto, contratos vigentes prevendo a entrega de peças de carne bovina e também de peixe. Por tratar-se de alimento perecível, a entrega é de responsabilidade do próprio fornecedor. Em algumas unidades encontramos peças de carne nos freezers, mas os itens estão separados para devolução. Estamos questionando quais problemas foram verificados pela Secretaria Municipal de Educação e pedindo celeridade na regularização desta questão”, explicou.
 
O vereador lembrou que a merenda escolar é, muitas vezes, a única alimentação das crianças. “Temos consciência da importância da alimentação escolar para o desenvolvimento das crianças. Se há algum problema, é importante que o município informe e faça a correção. Sabemos que não há falta de recursos para a aquisição destes itens e que há contratos em vigor, então há, de fato, uma falha que precisa ser corrigida. Vamos que cobrar que a questão seja sanada o quanto antes”, finalizou o vereador.

Coincidentemente na manhã deste sábado (6), a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, informou que rescindiu o contrato com a empresa fornecedora de carne bovina para a merenda escolar e que a medida foi tomada após denúncia das escolas que receberam itens estragados.

Ainda de acordo com o município, a empresa já foi notificada três vezes e tem 48 horas para retirar os produtos das unidades. "Os produtos não foram utilizados e estão separados nas unidades escolares para que a empresa faça a retirada. É importante dizer que não há falta de proteína nas escolas. Carne moída, frango e ovos são  oferecidos aos nossos alunos e alunas cinco vezes por semana, como preconiza a legislação", disse a secretária de Educação, Adriana de Paula. 

A Prefeitura abriu processo emergencial para que uma nova empresa possa oferecer a carne bovina, enquanto um novo processo licitatório está em andamento. 

A prefeitura informou também que no início do ano letivo investiu mais de 84 milhões na aquisição dos itens da merenda escolar. Foram mais de 74 toneladas de alimentos. 

"Nos centros de Educação Infantil são oferecidas cinco refeições diárias. Em todas as nossas unidades as crianças e adolescentes recebem alimentação de qualidade, com todas as proteínas, além de frutas e legumes, sendo alguns desses itens adquiridos por meio da Agricultura Familiar", ressaltou a secretária de Educação.

No site da Prefeitura é possível acessar os cardápios semanais da merenda escolar.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024