Projeto de Bernardo Rossi cria programa alimentar para pessoas com alergia

Deputados aprovaram a proposta em segunda discussão na Alerj esta semana

Por Redação, Agenda News

Publicado em 06/03/2023 15h47

Projeto de Bernardo Rossi cria programa alimentar para pessoas com alergia Deputado estadual Bernardo Rossi - Divulgação
  Compartilhar

Garantir o fornecimento de alimentos para pessoas que desenvolvam alergia alimentar. Este é o objetivo do deputado Estadual Bernardo Rossi com o Projeto de Lei 2.875/14, aprovado em segunda discussão na Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro esta semana. A partir da aprovação, o Estado pode ter um Programa de Fornecimento de Alimentos Alternativos ou formulas alimentares para crianças, adolescentes e adultos. A intenção é dar um suporte às pessoas que desenvolvam alergia à proteína do leite de vaca, que as impossibilite de ter uma alimentação considerada normal. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

“É uma medida importante, considerando que seis em cada 100 crianças desenvolvem algum tipo de alergia. A intolerância à determinados alimentos se mantém em até 8% das crianças com menos de três anos e em  3% das pessoas em idade adulta”, destaca o autor do projeto, deputado Bernardo Rossi. 


O texto prevê o fornecimento de alimentos alternativos, englobando desde casos comuns de crianças com alergia à proteína de vaca, até os mais graves como alergia total a alimentos. O projeto original aprovado recebeu emendas da Comissão de Saúde, por isso deverá ser votado em redação final antes de ser encaminhado ao governador Cláudio Castro.


“Depois da regulamentação do Poder Executivo e da Secretaria de Estado de Saúde, esse programa irá complementar a alimentação oferecida em escolas e hospitais”, assinala Bernardo Rossi.


O projeto estabelece ainda que para auxiliar o funcionamento do programa, o Estado poderá estimular campanhas de voluntariado junto às Secretarias Municipais de Saúde, entidades de classe, associações comunitárias e ONGs em especial, para que seja possível receber doações de pessoas físicas ou jurídicas.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.