Secretaria do Ambiente e Inea  iniciam dragagem e desassoreamento do Lago de Nogueira

Secretário de Estado do Ambiente, Bernardo Rossi acompanhou começo dos trabalhos

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 05/04/2024 16h07

Secretaria do Ambiente e Inea  iniciam dragagem e desassoreamento do Lago de Nogueira Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente e do Instituto Estadual do Ambiente – Inea, iniciou nesta quinta-feira (4.04) os trabalhos de dragagem e desassoreamento do Lago de Nogueira. As atividades, que atendem a uma reivindicação dos moradores, foram acompanhadas pelo secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. No começo da manhã, uma escavadeira iniciou a remoção de detritos em uma parte do lago. Caminhões e outros equipamentos do Programa Limpa Rio complementarão o trabalho, que será feito em etapas, com a utilização de maquinários adequados ao andamento do serviço.  A limpeza será feita em toda extensão do lago que fica na Av. Milton Carvalho, há poucos metros da Praça de Nogueira. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

– A atenção às necessidades dos municípios, é  uma  determinação do governador Cláudio Castro. No caso do lago de Nogueira estamos falando de um trabalho ambientalmente importante, e que beneficia os freqüentadores da região, pois esta é uma área de lazer muito utilizada por moradores, veranistas e turistas – assinala o secretário do Ambiente, Bernardo Rossi, pontuando que Nogueira faz parte do roteiro turístico da cidade e que a a realização do serviço atende a uma demanda da Associação de Moradores.

 - A recuperação do lago é muito importante para os moradores; as condições deles preocupa a todos que vivem aqui. Levamos esta solicitação ao Inea e é muito bom vermos os trabalhos começando – destaca a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Nogueira, Tatiane Moura, assinalando que a área é fundamental para os moradores. 
- Esse lago é muito mais que uma atração turística, ele é um caminho de passeio para idosos, um espaço de treino pra atletas, e um lugar de distração para as pessoas em momentos em que não estão se sentindo bem, enfim, um espaço de lazer essencial para a rotina de todos nós – completa.

 - Tenho amigos que moram aqui em Nogueira e sempre que venho a Petrópolis, aproveito este espaço para fazer uma caminhada. Muito importante esta limpeza, pois o lago está muito assoreado - Adriana Viera, que caminhava pelo local na manhã desta quinta.

Morador de Nogueira há mais de   60 anos, Geraldo Machado, relata o sentimento de ver o início da recuperação da área. - Nós que vivemos aqui temos o lago de Nogueira, como o coração de Nogueira. Esta dragagem do Inea é muito importante, pois devolve a vida ao lago - assinala.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024