Segurança Presente atuará, com a FIA, na identificação de crianças durante o Carnaval

Por Redação, Agenda News

Publicado em 09/02/2024 11h30

Segurança Presente atuará, com a FIA, na identificação de crianças durante o Carnaval Divulgação
  Compartilhar

A Secretaria de Estado de Governo e a Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) iniciam, nesta sexta-feira, uma parceria para os agentes de Segurança Presente atuarem na identificação de crianças que se perderem dos responsáveis durante o Carnaval no Rio de Janeiro. Serão realizadas ações em conjunto no acesso ao Sambódromo e nos grandes blocos que irão desfilar no Centro e nas Zonas Sul e Oeste da Cidade do Rio. 

Continua depois da publicidade:
Concer 4-2024

O Governo do Rio tem uma preocupação com a vulnerabilidade das crianças nos grandes eventos. A parceria é exatamente para ajudar a FIA na tarefa de identificar as crianças que vão acompanhar os pais nos blocos e nos desfiles do Sambódromo. E vai além: queremos criar na população a consciência da necessidade de identificar os filhos, de colocar os dados presos ao corpo do menor para, em caso de se perderem, auxiliar as autoridades", informa o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.


Ao todo, 14 bases vão participar da identificação das crianças

A parceria vai envolver 14 bases do Segurança Presente no município do Rio, nos bairros onde se apresentam os maiores blocos de Carnaval. O trabalho será realizado entre 8h e 22h. Assistentes sociais e agentes civis do programa distribuirão pulseiras para a identificação das crianças. 

As bases envolvidas são Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa, Laranjeiras, Aterro, Centro, Tijuca, Méier, Grajaú-Vila Isabel, Barra da Tijuca, Recreio, Bangu e Duque de Caxias. O serviço funcionará a partir de sexta-feira e encerra no domingo (18 de fevereiro).

Tenda na Central do Brasil vai facilitar localização do posto

No Sambódromo, o trabalho de conscientização do Segurança Presente terá, além da distribuição de pulseiras, orientações aos foliões pelos técnicos do Programa SOS Crianças Desaparecidas, da FIA, e do Juizado da 1ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso. 

Assistentes sociais do Segurança Presente irão instalar uma tenda na Central do Brasil para facilitar a localização do ponto pelos foliões, das 8h às 19h. Depois disso, o serviço continua na base do programa, na Avenida Presidente Vargas. A Central é considerada a principal porta de entrada do público que vai assistir aos desfiles na Avenida Marquês de Sapucaí. 

O serviço será prestado nos quatro dias de desfiles das escolas de samba dos Grupos Ouro e Especial.

Interior também participa da campanha

A parceria do Segurança Presente com a FIA também será realizada em algumas cidades do Interior do Estado do Rio. Durante a apresentação dos blocos, os agentes civis das bases de Campos, Macaé, Volta Redonda e Petrópolis vão identificar as crianças com uma pulseira.

Todas as bases do Segurança Presente atuarão, ainda, como rede de apoio para o caso das crianças e adolescentes se perderem dos pais durante o Carnaval. Elas podem ser encaminhadas pela população a qualquer uma das 40 bases e os policiais providenciarão o registro da ocorrência e a localização dos pais.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.