Startups petropolitanas participam do Rio Innovation Week 2025
Por Redação, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 14/08/2025 18h30 - Atualizado em 14/08/2025 18h30

Por Redação, Agenda News - Petrópolis
Publicado em 14/08/2025 18h30 - Atualizado em 14/08/2025 18h30
Durante a 5ª edição da maior conferência global de tecnologia e inovação, 15 startups de Petrópolis foram selecionadas para participarem da “etapa Pitch zero” no palco Disruptivo. Elas fazem parte do programa HUBRJ 2025 da FAPERJ e puderam apresentar suas propostas visando fortalecer o ecossistema de inovação no Rio de Janeiro.
Entre elas estão a EducaTech (@educatech_educacao_tecnologica) e a Evosfera (@evosferahub) plataformas de capacitação de educadores e alunos que utilizam Inteligência Artificial no processo. Representadas respectivamente pelos CEO´s Sandro Sodré e Jeferson dos Santos, empreendedores petropolitanos, que trouxeram soluções na área de tecnologia educacional.
Segundo Sandro, a Startup surgiu durante o trabalho em uma conversa com Gabriel Bordon e Ester Gastaldo, que se tornaram CMO e CFO e da EducaTech. Ao compartilharem as informações com Cláudio Magnavita, diretor-presidente da TV Correio da Manhã, o trio foi orientado a trilhar um caminho que passou pelo SerraTec e chegou ao edital da FAPERJ. Para Sandro, esta foi uma ótima oportunidade para aprender mais sobre o setor e, claro, fazer network.
“Nosso objetivo foi criar uma plataforma/app que funcionará como um hub centralizado, oferecendo cursos com recursos exclusivos, metodologias, oficinas e planos de aula estruturados para guiar educadores e alunos no processo de produção audiovisual, utilizando o smartphone como ferramenta pedagógica. O foco é a criação de vídeos pelos próprios alunos, que abordem temas de alta relevância social e curricular, como bullying, inclusão, preconceito, cidadania e meio ambiente”, explicou o CEO Sandro Sodré.
Saiba mais
A FAPERJ – Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – desempenha um papel fundamental na viabilização dessas startups, reforçando o ecossistema de inovação e promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico no estado. A agência de fomento apoia projetos e programas de instituições acadêmicas e de pesquisa, contribuindo para a difusão de ambientes de inovação em tecnologia digital no RJ.
Vale ressaltar, que o Programa HUB RJ Startup 2025, selecionou 231 projetos por meio da FAPERJ, e divulgou a lista de contemplados para a primeira etapa do programa (Apoio à Difusão de Ambiente de Inovação em Tecnologia Digital). O anúncio ocorreu em 24 de junho, após avaliação do Comitê Especial de Julgamento, composto por representantes do ecossistema de inovação. Os projetos pré-selecionados seguem para o Programa Avançado de Formação Empreendedora (PAFE) e, posteriormente, para as fases subsequentes, com foco no desenvolvimento efetivo dos empreendimentos.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.