UNIFASE/FMP é a primeira instituição do Estado a investir em método inovador de preservação de espécimes biológicos

Por Redação, Agenda News

Publicado em 20/06/2023 12h01

UNIFASE/FMP é a primeira instituição do Estado a investir em método inovador de preservação de espécimes biológicos Divulgação
  Compartilhar

Os avanços nas ferramentas de ensino na área da saúde sempre surpreendem e possibilitam que novas técnicas sejam utilizadas na formação dos futuros profissionais. Recentemente, o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP) recebeu a visita do diretor de vendas e marketing da Von Hagens, Alexander Crasemann, e do diretor da CIVIAM, Maurício Della Rosa, para o acompanhamento do processo de utilização das peças de plastinação, método inovador de preservação de espécimes biológicos que estagna a decomposição e, por isso, permite que sejam mais próximos à aparência em vida.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

"No Brasil, poucas instituições investiram nesse método inovador. É uma felicidade imensa ter essa parceria e a possibilidade de oferecer aos nossos alunos a experiência de visualizarem essa técnica de dissecção e preparação de peças, onde há a preservação de estruturas muito peculiares, muito frágeis, que nas peças formolizadas não é possível identificar. Esse critério de dissecção, de preparação, é muito interessante e promissor no processo de ensino-aprendizagem. Acredito que essa parceria vai agregar muito valor na formação de excelência dos nossos alunos", destaca o professor Geraldo Pitizer, responsável pelo ensino na área de anatomia da UNIFASE/FMP.

A UNIFASE/FMP é a primeira instituição de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro a investir na compra dos espécimes biológicos de plastinação que serão utilizados nas aulas de anatomia. O método, criado pelo médico alemão Dr. Gunther von Hagens, permite que todos os fluídos do corpo sejam substituídos por um polímero que pode ser endurecido, garantindo que os espécimes não tenham odor e nem ofereçam qualquer risco à saúde, tendo todas as características da estrutura interna do corpo, como veias, artérias, articulações, músculos, órgãos, tecidos, entre outros, preservadas.

"As peças adquiridas serão utilizadas nas aulas de anatomia dos cursos da UNIFASE/FMP, especialmente nas áreas de Medicina e Odontologia, pois os alunos precisam ter um conhecimento mais aprofundado da região da cabeça e do pescoço. No entanto, também estamos programando a utilização nas aulas dos demais cursos, especialmente, nas aulas que abordam a anatomia do tórax, do abdômen e, principalmente, a neuroanatomia. Os alunos terão acesso às peças a partir deste segundo semestre de 2023, iniciando a parte de estudos em que poderão visualizar as estruturas que serão dissecadas e que já estão presentes também em outras peças formalizadas", destaca o professor
Geraldo Pitizer.

Os corpos utilizados são de doadores que deram o consentimento por escrito durante a vida, de que seus corpos deveriam ser usados para a educação das gerações futuras por meio da plastinação, através do programa de doação de corpos do Institute for Plastination, fundado em 1993. Essa técnica de preservação dos corpos já foi conferida por mais de 50 milhões de pessoas no mundo, através da exposição itinerante "Body Worlds". O uso dos espécimes humanos apresenta uma visão precisa da anatomia humana, que não consegue ser obtida com modelos tridimensionais. Quando o tratamento físico-químico é realizado corretamente, as estruturas celulares microscópicas mantêm a forma original e, por isso, são consideradas revolucionárias nos estudos de anatomia, pois tornam o aprendizado na área da saúde extremamente real e fascinante. É possível, por exemplo, notar um pulmão real alterado pelo uso contínuo de cigarro, de pessoas que fumaram ao longo da vida. A aquisição das peças pelas instituições de ensino só é possível após um criterioso processo de análise realizado pela empresa alemã.

"Tivemos boas recomendações da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP). É motivo de orgulho para a Van Hagen ter essa instituição de ensino superior como nossa cliente. A forma de ensinar está mudando. Usando nossos modelos, é possível mostrar aos estudantes toda a estrutura do corpo humano real", comenta Alexander Crasemann, diretor de vendas e marketing da Von Hagens.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.