Uruguai confirma detecção de variantes brasileiras do novo coronavírus

País tem aumento do número de contágios e mortes

Por Redação, Agenda News

Publicado em 23/03/2021 10h25 - Atualizado em 23/03/2021 10h34

Uruguai confirma detecção de variantes brasileiras do novo coronavírus LMMV/IOC/Fiocruz
  Compartilhar

O ministro da Saúde do Uruguai, Daniel Salinas, confirmou nessa segunda-feira (22) a presença das variantes brasileiras P1 e P2 do novo coronavírus, no momento em que ocorre um aumento de contágio e das mortes no país.

 

Segundo membros do Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) na Vigilância da SARS-CoV-2, foram analisadas 175 amostras recolhidas em pontos distintos do Uruguai e concluiu-se que a cepa P1 estava presente em 24 delas, e em 4 foi detectada a variante P2. Ambas são originárias do Brasil.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

"A variante P1 entrou no país", disse Salinas, que comentou que isso pode "modificar os rumos ou iniciar novos caminhos na prevenção desse flagelo". 

 

O presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, convocou o conselho de ministros para uma reunião nesta terça-feira diante das novidades. 

 

"Existe uma circulação comunitária da variante P1", disse Gregorio Iraola, cientista do GTI, ressaltando que a situação é "mais complicada". 

 

Nas últimas semanas o país sul-americano teve um crescimento acelerado no número de casos positivos, mortes e ocupação de leitos de tratamento intensivo, o que começou a comprometer sua capacidade sanitária. 

 

Segundo relatório da Sociedade Uruguaia de Medicina Intensiva, o nível de ocupação das UTIs no país chega a 64%, com 22% correspondendo aos pacientes com covid-19.

 

Fonte: Agêmcia Brasil



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.