Armadilhas fotográficas registram a presença de onça parda em parque estadual do Inea

Mãe e filhote foram vistos passeando pelas áreas do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba, na noite de quarta quinta-feira (3/7). As imagens foram feitas com as câmeras trap, de alta resolução

Por Redação, Agenda News

Publicado em 05/07/2024 17h16

Armadilhas fotográficas registram a presença de onça parda em parque estadual do Inea Divulgação
  Compartilhar

Fofura é que temos para hoje! Uma mamãe onça parda (Puma concolor) e seu filhotinho foram vistos brincando no Parque Estadual Cunhambebe (PEC), em Mangaratiba, na madrugada desta quinta-feira (4/7). O registro na unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) foi feito através de armadilhas fotográficas, capturadas por câmeras trap, de alta resolução e performance. 

Continua depois da publicidade:
Concer 7-2024

O PEC possui drones, GPS, câmeras de alta resolução e sensores térmicos, pois compreende que o uso de novas tecnologias tem desempenhado importante papel na conservação ambiental, em especial da Mata Atlântica. O Inea tem utilizado o aparato como aliado no combate ao desmatamento ilegal, monitoramento de espécies, inspeções e outros diversos eixos. 

Onça parda
Natural da Mata Atlântica e uma das espécies que habitam a área do parque, a onça-parda (Puma concolor) só era “vista” de forma indireta, apenas com as evidências das pegadas e fezes dos animais. Hoje, com as câmeras de alta resolução e uso das armadilhas fotográficas, é possível capturar com precisão as imagens do felino e também as referências de geolocalização. 

_ Hoje, temos a satisfação e o orgulho de compartilhar momentos fascinantes de um felino desse porte filhote, caminhando livremente e com segurança no interior de nossa área protegida. A tecnologia proporciona uma compreensão muito mais rica de seu comportamento, população (número de indivíduos) e distribuição na unidade de conservação - avalia Ivan Cobra, gestor do parque.

Parceria
O monitoramento e inspeção ambiental com o uso de arsenal tecnológico no Parque Estadual Cunhambebe (PEC) é fruto do acordo de cooperação entre Inea e Vale, que unem esforços para a preservação ambiental no Rio de Janeiro.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.