Bossa & Sabores estreia com sucesso em Petrópolis e já anuncia edição ampliada para 2026

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 24/09/2025 16h40

Bossa & Sabores estreia com sucesso em Petrópolis e já anuncia edição ampliada para 2026 Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

Quase 100 mil pessoas lotaram a Avenida Tiradentes em Petrópolis para prestigiar, ao longo de três dias, a primeira edição do Festival Bossa & Sabores. O evento transformou o entorno da Catedral São Pedro de Alcântara em um grande palco de música e gastronomia, combinando os clássicos da Bossa Nova com o melhor da culinária carioca trazida pelo Comer & Beber Experience da VEJA Rio.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

O sucesso foi tamanho que, já na estreia, os organizadores confirmaram: em 2026, o festival será realizado em dois finais de semana. Nesta primeira edição, o impacto econômico foi expressivo: 1.200 empregos diretos e indiretos gerados, 19 mil atendimentos em bares e restaurantes, e 80% de ocupação hoteleira, segundo dados da Turispetro.

Gastronomia de alto nível

Entre os destaques da área gastronômica, o Rancho Português conquistou o público com seus famosos bolinhos de bacalhau, arroz de pato e bacalhau à Brás, tornando-se o grande campeão de vendas. Paula Prandini, chef do Empório Jardim, celebrou o desempenho: “Vendi acima do esperado. O nosso bolo de chocolate com ouro por cima acabou às três da tarde. O público foi receptivo e curioso, querendo saber até dos ingredientes”.

O festival também abriu espaço para artesãos locais e destinou parte da renda para as obras sociais da paróquia da Catedral, reforçando o caráter cultural e solidário do encontro.

Autoridades celebram o evento

O governador Claudio Castro destacou a força do turismo gastronômico: “Petrópolis é uma cidade maravilhosa, símbolo da boa gastronomia e das belezas naturais e históricas. Quando o poder público apoia, a chance de bombar é enorme!”.

Para o secretário Bernardo Rossi, a cidade tem vocação para unir gastronomia e música: “Sabemos a importância do turismo para geração de empregos. Petrópolis precisa, merece e pede eventos como este”.

O prefeito Hingo Hammes reforçou que a iniciativa “veio para ficar”, elogiando a escolha da Catedral como cenário para um “grande momento de lazer, que envolve turismo, cultura e boa comida, com entrada franca”.

Maurício Lima, CEO do Grupo Abril, que celebra 75 anos em 2025, ressaltou o valor cultural da parceria com a VEJA Rio: “Trazer o Comer & Beber para o Bossa & Sabores é celebrar a excelência e a criatividade da gastronomia”.

O maestro Leonardo Randolfo, diretor artístico do festival, confirmou a ampliação para o próximo ano: “Atendendo a pedidos dos artistas e do público, teremos o Bossa em dois finais de semana. Petrópolis respira arte e fica fácil produzir um belo evento como este”.

Shows de grandes nomes da Bossa Nova

A programação reuniu lendas e novos talentos do gênero. Roberto Menescal emocionou-se ao dividir o palco com a jovem Analu Sampaio, a quem chamou de “maravilha de menina”. Toquinho celebrou a energia da plateia: “É um boomerang amoroso, que vai e volta para a gente, emociona, massageia o ego”.

Também brilharam Wanda Sá, Theo Bial, Camilla Faustino, Danilo Caymmi, além da Orquestra Sinfônica Brasileira com Leila Pinheiro, o Grupo Sinfonia Vermelha do Corpo de Bombeiros do RJ, Bossacucanova, João Felippe, Felipe Depoli Quarteto, a tradicional Banda 1º de Setembro e a animada roda de samba do Cacique de Ramos. A apresentação ficou por conta de Lívian Aragão, que ajudou a conduzir a festa com leveza.

Público diversificado e encantado

O evento atraiu famílias, turistas e moradores, muitos acompanhados de seus pets. Sandra Madeira, empresária de 60 anos, aprovou: “Ótima programação e estrutura. Provei o arroz de rabada e o bolinho de arroz do Bar do Momo, uma delícia!”.

Mariana Bivar, visitante do Rio de Janeiro, veio exclusivamente para curtir os shows e destacou a gastronomia japonesa da Casa Ueda: “O pastelzinho guioza suíno e o bolinho onigiri de salmão estavam incríveis, acompanhados de um ótimo vinho rosé português”.

Apoio e patrocínio

O Festival Bossa & Sabores teve patrocínio da SETUR – Governo do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, Catedral São Pedro de Alcântara, InterTv, Schultz e Águas do Imperador.

Com música de qualidade, pratos irresistíveis e um público animado, o Bossa & Sabores se consolida como novo destaque do calendário cultural e turístico de Petrópolis, prometendo uma edição ainda maior em 2026.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024