Busca por ensino humanizado com foco no desenvolvimento integral tem crescido no país

Estimativas apontam que, em todo o mundo, existem, atualmente, pelo menos 60 mil escolas que seguem o método Montesori

Por Redação, Agenda News

Publicado em 04/12/2025 14h33

Busca por ensino humanizado com foco no desenvolvimento integral tem crescido no país Divulgação
  Compartilhar

A busca por novas formas de aprender e ensinar tem ganhado espaço quando se pensa em educação. Uma prova disso é o aumento da procura por escolas Montessori no Brasil, o que é reflexo do desejo por um desenvolvimento integral das crianças com foco na autonomia, em uma ambiente que estimula a curiosidade e a exploração, de acordo com o ritmo individual. Estimativas apontam que, em todo o mundo, existem, atualmente, pelo menos 60 mil escolas nesta linha. 

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

O método Montessori foi desenvolvido na Itália, no ano de 1907, pela médica e pedagoga Maria Montessori. Seus princípios são: liberdade, atividade, vitalidade e individualidade, com ênfase nas suas habilidades físicas, sociais e psicológicas. Na época, o método foi aplicado com crianças na faixa etária entre 4 e 6 anos e privilegiou o desenvolvimento de atividades que estimulassem o raciocínio lógico-espacial.

A metodologia tem foco, principalmente, na liberdade e individualidade da criança. Para isto, todo o ambiente é pensado e preparado de maneira que seja atraente contando com materiais didáticos e multissensoriais, onde os alunos podem optar pelas atividades que mais lhes interessem naquele momento. 

O método entende que a criança precisa conhecer o mundo pelas suas próprias mãos. Assim, o professor deve chamar a atenção dos alunos para algumas características dos objetos, por exemplo, a forma, o tamanho, o cheiro, o barulho, a forma. A ideia é que o educador tenha um papel de acompanhamento e atue em situações pontuais e necessárias, com um importante processo de observação, em que primeiro deve identificar as potencialidades e os limites de cada um dos estudantes. 

Em Petrópolis temos escolas que trabalham nesta linha de ensino. A Escola Roda Criativa, fundada há 12 anos, está situada na Avenida Piabanha e atende educação infantil, fundamental 1 e fundamental 2. A novidade para 2026 é justamente o fundamental 2, que abrange o sexto, sétimo, oitavo e nono ano. 

“Por acreditar no potencial do meu filho, decidi inovar, trazendo uma educação mais humanizada e respeitosa para Petrópolis. Desde então, seguimos proporcionando para a nossa comunidade ambientes inteligentes e preparados para as habilidades de cada um serem desenvolvidas com respeito, cuidado e amor”, acrescenta a psicopedagoga Carolina Mendes, fundadora da Roda Criativa, dizendo que a ideia central é ter a capacidade de observar sem julgar para oferecer aquilo que a criança necessita. 


“Além de respeitoso, é muito potente para cada indivíduo se desenvolver. Sair do modelo automático e engessado que a educação tradicional nos oferece é urgente e necessário para criarmos seres humanos mais autênticos, criativos e livres para fazerem suas escolhas de maneira respeitosa e empática”, acredita ela, afirmando que muitas famílias e educadores têm buscado o método Montessori para ajudar na construção da identidade de crianças e adolescentes, fazendo com que a vida escolar faça mais sentido e que seja vivida com mais respeito e afeto.

Os benefícios da teoria montessoriana:

•    Desenvolvimento da independência e autoconfiança;
•    Estímulo à criatividade;
•    Desenvolvimento da coordenação motora e habilidades cognitivas;
•    Auxilia na habilidade de resolução de problemas e conflitos;
•    Promove boa autoestima;
•    Ajuda no controle da ansiedade; 
•    Aumenta a sensibilidade;
•    Desenvolve um bom senso de comunidade e compartilhamento. 

As salas de aulas são construídas e organizadas para permitir que as crianças façam movimentos livres em que possam desenvolver tanto a coordenação motora como a iniciativa pessoal. Segundo o método montessoriano, a atividade sensorial e motora são essenciais no processo de ensino e aprendizado.

Por lá também tem uma floresta, um convite para as crianças estarem conectadas com a natureza. Escalar em árvores, descer no escorrega, ouvir o canto dos pássaros e brincar com as galinhas são os privilégios de quem faz parte da natureza. 


“O brincar livre acontece de maneira orgânica e com muita harmonia. É um espaço de escuta, diálogo e aprendizado. A nossa escola tem como missão ser um espaço sagrado para as crianças viverem com saúde física, mental e espiritual”, conclui. 

A Roda Criativa funciona de segunda à sexta, de 07h30 às 18h e trabalha com período integral, meio período e escolar, com um cardápio preparado por nutricionista e feito com muito carinho pela vovó da escola. Mais informações podem ser consultadas pelo site https://rodacriativa.com ou pelo telefone 24-22332303.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.