Começa mais uma edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão

A segunda maior Festa Germânica do Brasil segue até cinco de julho no Palácio de Cristal

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 20/06/2026 19h06

Começa mais uma edição da Bauernfest, a Festa do Colono Alemão Divulgação
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

Começou nesta sexta-feira (19/6), a 37ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão. O Palácio de Cristal, palco principal da festa, ficou lotado no primeiro dia da Festa, que contou com a sangria do primeiro barril de chope, danças folclóricas, bailão, jogo do Brasil na Copa do Mundo e muita comida e bebida típica.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024

“Eu quero agradecer a toda organização da Festa que reúne, além do turismo e da cultura, trânsito, limpeza urbana, segurança e até a saúde. Tenho certeza que esse evento será mais um sucesso”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

“Para a Caixa é um orgulho enorme estar participando de uma festa tradicional como a Bauernfest. Nós acreditamos que a cultura resgata a história e transforma vidas”, destacou o superintendente de rede da Caixa Econômica Federal, Marcelo Albuquerque, um dos patrocinadores do evento.

Durante os 17 dias da Festa, Petrópolis se veste das cores da Alemanha para celebrar a cultura e história dos colonos que ajudaram a construir Petrópolis. “Eu agradeço ao empenho da equipe da Prefeitura e do Clube 29 de Junho para realizar essa festa linda”, comentou o presidente do Clube 29 de Junho, Márcio Haubrich. A Bauernfest 2026 segue até cinco de julho.

A Bauernfest é a segunda maior Festa Germânica do Brasil e a primeira do segmento do Estado. No ano passado, a Festa recebeu cerca 500 mil pessoas, para este ano, a expectativa é ainda maior.

“Esta é a festa mais importante da cidade e movimenta a economia de Petrópolis. Tenho certeza que a edição deste ano será um grande sucesso”, destacou o secretário de Turismo, Nei Carvalho. 

A programação da Bauern no Palácio de Cristal é gratuita e foi planejada para o público de todas as idades.

“Cultura não é luxo, é oportunidade. Essa Festa gera emprego e renda para muitas pessoas e contribui para o crescimento de Petrópolis”, completou o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), Adenilson Honorato. 

Neste primeiro fim de semana da Bauern, tem apresentações dos grupos folclóricos alemães de Petrópolis e de outros estados, além do tradicional bailão no Palácio de Cristal e os concursos de chope em metro e do chapéu mais enfeitado. No domingo (21/6), acontece, às 10h, o primeiro desfile típico pelas ruas do Centro Histórico. Confira a programação completa da Bauernfest 2026 no site da Prefeitura (petropolis.rj.gov.br).

A Bauernfest conta com o incentivo da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), por meio do patrocínio das Águas do Imperador (Grupo Águas do Brasil), e da Lei de Incentivo à Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, por meio do patrocínio da Ambev. O evento é organizado pelo Clube 29 de Junho e pela Prefeitura de Petrópolis, com produção da RP12. A edição tem a Spaten como Patrocinadora Master e Cerveja Oficial. Os demais patrocinadores são: Caixa, Águas do Imperador (Grupo Águas do Brasil), TurisRio, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Brutal Fruit e Guaraná Antarctica. Conta ainda com o patrocínio da Embratur — Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, e apoio de Elovias e R2ooH.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 10-2024