Cuidado com a saúde: as consequências do tempo frio no corpo humano

Por Bruna Nazareth, com supervisão de Janaina do Carmo, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 26/07/2021 16h52 - Atualizado em 26/07/2021 16h52

Cuidado com a saúde: as consequências do tempo frio no corpo humano Foto: Divulgação/ Governo do Estado do Rio de Janeiro
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024

Petrópolis é uma cidade bastante conhecida por suas mudanças climáticas. Com a chegada do inverno e suas baixas temperaturas, muitas pessoas que sofrem de doenças respiratórias e alérgicas, como rinite, sinusite ou bronquite, passam por dificuldades. A umidade, o ar frio e seco podem se tornar grandes inimigos da saúde neste período do ano.

O infectologista Paulo César Guimarães afirma que as consequências do tempo frio e seco agem de diferentes formas no corpo e que tudo irá depender do sistema imunológico de cada pessoa. A vacinação contra a gripe pode se tornar uma aliada e os malefícios para a saúde serão menores. 

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

“Na maioria das vezes essas anomalias possuem fundo genético, contudo, você pode controlar a situação. A recomendação é se aquecer o máximo possível e possuir uma saudável alimentação. Além disso, não é aconselhável sair na rua com ventos e temperatura baixa”, aconselhou o infectologista.

“Prestando atenção nesses mínimos cuidados, já será uma prevenção contra um estado gripal que pode gerar uma pneumonia, bronquiolite ou algo pior. Não existe cura, mas existem medidas preventivas e tratamentos que diminuem a sintomatologia”, frisou Paulo César. 

A arquiteta Cristina Fernandes Dias, de 65 anos, que reside em Petrópolis, sofre com a bronquite asmática há mais de 20 anos. Segundo ela, os dias frios e úmidos da cidade intensificam os seus sintomas da bronquite e rinite. Ela conta que para amenizar esses problemas faz uso de medicamentos à base de corticóide, com o objetivo de tratar a inflamação dos brônquios. 

“Os meus sintomas são os clássicos: a falta de ar, o cansaço, a coceira, o excesso de espirros e a coriza. Isso me dificulta nos afazeres do dia a dia, pois me sinto muito cansada. Quando está muito frio, de congelar, preciso recorrer ao uso de broncodilatadores, que é a bobinha, para aliviar minha falta de ar e um anti-alérgico para controlar quaisquer outras irritações”, contou a arquiteta.  

A Defesa Civil (DC) tem emitido alertas referentes aos riscos da baixa umidade relativa do ar. Entre as recomendações está: beber bastante água, evitar exposição ao sol entre 11h e 15h e não fazer exercícios físicos ao ar livre neste período. Esta semana, a previsão é da chegada de uma massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas. A previsão na sexta-feira (30) é que a mínima chegue aos quatro graus.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 05-2024