Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama: Pets também sofrem com o problema

Castração é a melhor forma de prevenir os tumores

Por Redação, Agenda News

Publicado em 20/10/2022 11h08

Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama: Pets também sofrem com o problema Divulgação
  Compartilhar

Muito se fala sobre a prevenção contra o câncer de mama nas mulheres, mas poucas pessoas sabem que os tumores mamários também podem acometer animais, mais especificamente gatas e cadelas. Dia 19 de outubro é considerado como o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Mama, quando mais se estimula a conscientização  para a prevenção desta doença e do seu diagnóstico precoce dentro do Outubro Rosa.

Continua depois da publicidade:
Concer 5-2024

De acordo com  a médica veterinária Carolina Israel, que trabalha com ênfase em oncologia, na Clínica Amigo Bicho, em Petrópolis, explica que os tumores de mama são responsáveis por mais de 50% da casuística de tumores, principalmente em cadelas, e quando o tumor é desenvolvido, mais de 50% é maligno em cadelas e mais de 80% maligno em gatas.

As principais causas apontadas para o problema são fatores genéticos, ambientais e hormonais, como o uso contraindicado de anticoncepcionais para impedir o cio. A alimentação também pode influenciar, já que os efeitos de conservantes e componentes químicos, aos quais os humanos estão sujeitos são da mesma forma prejudiciais aos animais.

Por isso é preciso ficar atento aos sintomas que vêm com o aparecimento de nódulos na rede mamária do bichinho. “Recomenda-se que o tutor observe rotineiramente e faça uma massagem na região que pode ser após o banho ou quando o pet estiver de barriguinha pra cima, a fim de encontrar algo que pode ser alteração na cor, lesão ou um carocinho do tamanho de um grão de arroz”, explica a médica veterinária Priscila Mesiano.

A melhor maneira de evitar o problema é por meio da castração precoce, que quando realizada antes do segundo cio, reduz em mais de 95% as chances de tumor de mama no futuro. De acordo com Priscila, a castração das cadeias jovens é a coisa mais importante e o tratamento rápido quando se verifica um pequeno nódulo também. Não se recomenda acompanhar o crescimento daquele nódulo e sim diagnosticá-lo precocemente e removê-lo o quanto antes, por meio da mastectomia, para que se caminhe em busca da cura.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.