Diferentes modalidades de ensino expandem a possibilidade de acesso ao mundo universitário

Por Redação, Agenda News - Petrópolis

Publicado em 25/06/2021 21h39

Diferentes modalidades de ensino expandem a possibilidade de acesso ao mundo universitário Ilustrativa
  Compartilhar
Continua depois da publicidade:
9.1 - Speed Cell

Ingressar em um curso de graduação é um grande passo para conquistar a tão sonhada formação em uma área que deseja seguir carreira. A chegada da pandemia de COVID-19 evidenciou as tendências tecnológicas e expandiu os horizontes para quem estava interessado em conhecer outras modalidades de estudo. 

"Na educação superior, algumas atividades presenciais são essenciais para as práticas em diversos cenários e contextos. No entanto, é importante destacar que todas as modalidades são válidas e importantes, desde que o compromisso seja com a qualidade do ensino, o alcance dos objetivos planejados e sempre com foco no aluno, no seu protagonismo", explica Ana Maria Rodrigues dos Santos, coordenadora de Educação a Distância da UNIFASE/FMP.

Continua depois da publicidade:
Agenda News

O ensino remoto, atualmente utilizado por algumas instituições de ensino superior, inclusive pelo Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto (UNIFASE), não é uma modalidade de ensino, apenas um método utilizado em caráter temporário para suprir a necessidade de distanciamento neste momento de pandemia. No entanto, o ensino híbrido é uma tendência a ser analisada no pós-pandemia.

"O ensino remoto, assim como a educação a distância, possibilita que as pessoas que estejam longe da instituição de ensino possam participar das atividades síncronas mediadas pelas plataformas de videoconferência. Na UNIFASE utilizamos o Moodle como Ambiente Virtual de Aprendizagem, customizado especialmente para a instituição. Esta plataforma é a mesma para todas as modalidades e já era utilizada antes da pandemia. Inclusive, muitos professores estão certificados, por meio do curso "Formação em Mediação Pedagógica em Ambientes Virtuais de Aprendizagem", que faz parte do Programa de Desenvolvimento Docente da instituição, e está na sua quinta edição", destaca a coordenadora de Educação a Distância.

Na UNIFASE, há uma diversidade de estratégias didático-pedagógicas que são aplicadas em todas as modalidades de ensino, sempre com foco no aluno e na construção do conhecimento de forma ativa e cooperativa.

"O ensino está passando por uma reformulação, que é vista pelos profissionais da área pedagógica como uma tendência que permanecerá no pós-pandemia. É a virtualização da presencialidade. Realmente, é um facilitador para aqueles que não possuem tempo para se deslocar. Dessa forma, ampliamos a oportunidade de acesso ao ensino superior. No entanto, não podemos nos esquecer de que tanto a educação a distância quanto o ensino remoto pressupõem o acesso à tecnologia, por meio de um computador ou celular e internet, pelo menos. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade para todos os estudantes em nosso país. Dessa forma, a adoção de todas as modalidades é válida, atendendo a públicos específicos", finaliza Ana Maria.

Frisando a importância da democratização do conhecimento e o compromisso de garantir o acesso ao ensino superior de qualidade, a UNIFASE disponibiliza diferentes formas para facilitar o ingresso dos candidatos em seus cursos, oferecendo descontos exclusivos, através de campanhas e convênios. Entre em contato com a equipe da UNIFASE e confira as condições especiais disponíveis para ingressar na graduação ainda neste semestre. Outras informações no site: www.unifase-rj.edu.br ou pelo WhatsApp: (24) 98865-0693. Além das vagas via vestibular, você também pode utilizar a sua nota do Enem dos últimos três anos. 



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.



Continua depois da publicidade:
9 - Feirinha