Distrações durante as refeições aumentam o consumo de calorias

Velocidade adequada e atenção são cruciais para a saciedade e boa digestão

Por Redação, Agenda News

Publicado em 08/04/2024 09h11

Distrações durante as refeições aumentam o consumo de calorias Divulgação
  Compartilhar

A prática de comer rapidamente vem se tornando hábito comum entre as pessoas. Em um mundo onde a velocidade dita o ritmo do dia a dia e as tecnologias ao redor dominam a atenção, médica especializada em metabologia e nutrologia aponta os riscos e impactos que essa rotina alimentar pode ter sobre a saúde, como o aumento no consumo de calorias, má digestão e sensação de fome.

Continua depois da publicidade:
Feirinha de Itaipava 04-2024

Popularmente conhecida como “hora sagrada”, a refeição que deveria levar entre 20 a 30 minutos, no mínimo, está dividindo espaço, na maioria das vezes, com aparelhos celulares e televisores. “Pode parecer uma maneira prática de aproveitar o tempo e relaxar. No entanto, a pessoa não presta atenção aos sinais de fome e saciedade do corpo, tendo como resultado, o consumo em excesso”, explicou a Drª Nathália Ventura.

Segundo estudo das universidades de Liverpool e Birmingham, do Reino Unido, as pessoas que comem enquanto estão distraídas tendem a consumir mais calorias que as atentas à alimentação. O estudo ainda indica que os “distraídos” podem comer até 50% a mais que o normal. Em contrapartida, quem presta atenção enquanto se alimenta, pode diminuir em até 10% a ingestão de calorias.

“A ansiedade, pressa, preocupação e distrações durante a refeição podem nos levar a comer mais do que precisamos. A plena atenção nos permite apreciar melhor o aroma, o visual e o sabor dos alimentos, auxiliando o corpo a identificar o momento em que estamos satisfeitos. Caso contrário, o consumo pode ficar descontrolado e desencadear o desenvolvimento de doenças, dentre elas, a obesidade”, destacou a médica.

Embora não haja regras, o fracionamento alimentar é recomendável, com refeições simples e práticas, preparadas com produtos frescos e naturais, evitando excesso e destemperos na ingestão, mantendo uma alimentação saudável, mesmo em meio à rotina agitada. Além disso, a boa mastigação é fundamental para que o corpo registre os sinais de saciedade. Quando não há um tempo adequado, o excesso no consumo e o ganho de peso podem ser consequências.

De acordo com a médica, pequenas mudanças de hábito podem ter impactos significativos na saúde a longo prazo. “Priorizar a atenção e a velocidade da refeição não apenas promove uma melhor digestão e absorção de nutrientes, mas também nos permite desfrutar verdadeiramente da experiência alimentar, nutrindo não apenas o corpo, mas também a alma e a mente”, concluiu.

Para esclarecer dúvidas e receber dicas sobre o assunto, a médica elaborou gratuitamente uma série de vídeos, através do Instagram @dranathaliaventura. Diariamente, perguntas são respondidas e instruções fornecidas às pessoas que buscam por tratamento e mudanças de hábito.



Gostou desta publicação?

Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.