Evento reúne mais de 1.600 adolescentes durante as férias para um mega acampamento
Por Redação, Agenda News
Publicado em 23/07/2025 16h21

Por Redação, Agenda News
Publicado em 23/07/2025 16h21
Durante o período de férias escolares, uma verdadeira “cidade de barracas” será montada em Papucaia, distrito de Cachoeiras de Macacu (RJ), para receber mais de 1.600 desbravadores no XIV Campori da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que acontece de 24 a 27 de julho.
Com o tema “A Corrida”, o evento bienal reúne adolescentes entre 10 e 15 anos, além de líderes voluntários a partir dos 18 anos, para vivenciar experiências marcantes de integração, aventura e fé.
O encontro funciona como uma cidade temporária: são 38 cozinhas, 450 barracas, posto médico, banheiros estruturados para mais de 2 mil pessoas, 200 mil litros de água disponíveis, além de geradores de energia para manter a estrutura funcionando durante os quatro dias de programação.
O Campori conta com uma estrutura que inclui até um mini shopping, onde os participantes podem adquirir produtos exclusivos dos Desbravadores, como uniformes, lenços, camisetas temáticas, lembranças do evento e materiais de acampamento. O espaço funciona como um ponto de encontro e movimenta a economia interna da “cidade temporária”.
Ao todo, participam 1.670 desbravadores e líderes voluntários, distribuídos em 63 clubes da região central e serrana do estado. O mega acampamento contará com a presença da cantora Deise Kelly, da banda Adventos, do Ministério Faces e do grupo teatral MIT, que fará apresentações noturnas. Os oradores serão os pastores Thiarlles Boeker, Leonardo Raimundo, Gabriel Telles e Damião Soares.
Entre as principais atividades sociais e temáticas, o evento destaca a inclusão de participantes com deficiência, uma Sala Azul será reservada para crianças com autismo. Uma iniciativa que ganha ainda mais relevância em 2025, quando a Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) completa 10 anos. Além disso, será realizado o plantio de 63 mudas de ipê, representando os clubes presentes, como parte do compromisso ambiental do Campori.
Outro destaque é o Desfile da Paz, que vai reunir os desbravadores em um ato público de conscientização sobre respeito, cidadania e convivência pacífica.
Durante o dia, os participantes se envolvem em atividades como corridas com obstáculos, provas em equipe, pernas de pau, oficinas educativas, miniolimpíadas, além de vivências no Santuário Bíblico e na tenda dos “8 remédios naturais” (água, ar puro, luz solar, descanso, alimentação saudável, exercício físico, temperança e confiança em Deus). Pela manhã e à noite, acontecem os momentos espirituais com cultos e louvores.
“O Campori é uma experiência transformadora, que trabalha o desenvolvimento físico, mental e espiritual dos adolescentes. Além disso, incentiva valores como disciplina, cooperação, fé e serviço ao próximo”, explica o pastor Adriano Santos, diretor geral dos Desbravadores na região central do estado do Rio de Janeiro.
Quem são os desbravadores?
Os Desbravadores são um grupo de meninos e meninas com idades entre 10 e 15 anos, organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, que participam de atividades voltadas ao desenvolvimento físico, mental, social e espiritual.
Por meio de acampamentos, trilhas, ações comunitárias, estudo da natureza, disciplina e valores cristãos, o clube busca formar cidadãos mais conscientes, solidários e preparados para os desafios da vida. Presente em mais de 160 países, o movimento é aberto a crianças de todas as religiões e conta com a orientação de líderes voluntários treinados para acompanhar o crescimento dos participantes.
Gostou desta publicação?
Continue nos acompanhando nas mídias sociais e confira muitos outros conteúdos exclusivos feitos para você! Estamos no Instagram, no Facebook e no YouTube! Agenda News é mais notícia e informação, sempre com você na sua mão.